Vilões da língua francesa? Então, algo que você precisa saber é que as minhas aulas se baseiam nas dúvidas de seguidores e estudantes. Afinal, são muitas pessoas atingidas com esse tipo de conteúdo online e que solicitam mais explicações referentes a esse material focado em tempos verbais em francês. E, é devido a essa grande quantidade de perguntas que eu recebo constantemente que chamo os termos verbais de “vilões”.

O fato é que todo mundo quer falar francês, mas o seu foco não pode ser apenas nos modos verbais e na conjugação. É preciso saber a estrutura e estudar corretamente para evoluir em todos os conhecimentos lingüísticos. 

Sendo assim, você não deve se esquecer jamais que tempo verbal não é a mesma coisa que modo verbal. Quando se fala de indicativo, passado, presente, esses são os tempos verbais. Os modos verbais não são nosso foco nessa lição, não. Então, não se preocupe!

Vale salientar que você tem que saber o que é usado na comunicação. O que vamos ver é o que mais usamos no idioma francês: modo indicativo (mode indicatif). Quer uma prova?

Basicamente, os principais tempos verbais são présent (presente), passé composé (passado composto), imparfait (imperfeito), futur simple (Futuro simples), plus-que-parfait (mais-que-perfeito). Com estes tempos verbais você garante  80% de comunicação na língua francesa. Por isso, o erro é tentar se apegar nos 20% que nem usamos tanto assim e ficar batendo cabeça e perdendo o seu tempo de estudo.

tempos verbais em francês estudando

Então, eu vou passar alguns exemplos para ilustrar a aplicação desses tempos verbais em sentenças. Vamos lá?

Principais Tempos Verbais em francês

Présent (presente): 

Eu estou feliz (Je suis content)

Eu assisto filmes (Je regarde des films)

O presente lhe dá algumas regras, como o valor de gerúndio de acordo com o contexto. E essa é a forma mais simples e usada no francês. 

Passé composé (Passado composto)

Tu as été content (Você ficou contente)

Tu as regardé des films (Você assistiu filmes)

Tu n’as pas regardé des films (Você não assistiu filmes)

O passe composé indica uma ação pontual e que já acabou. Quem está começando agora no estudo do francês, precisa se focar um pouquinho mais. Além disso, é algo que pode confundir aqueles que estudaram inglês e estão tentando aprender o francês. Por isso, preste atenção!

Imparfait (imperfeito)

Esse verbo temporal é muito semelhante ao praticado na língua portuguesa. Com um pouco de concentração, você consegue entender a aplicação nas frases no idioma com mais facilidade em comparação aos outros tempos verbais. 

Elle était contente (Ela estava contente) 

Il regardait des films (Ele assistia filmes)

Mas, porque apenas esses dois exemplos? Porque se você aprende esses dois modelos de frases, já consegue se virar muito bem. Não é preciso inventar demais, basta ser simples para alcançar o seu objetivo no aprendizado do idioma. 

Mas, é importante frisar mais um exemplo para reforçar a lição: Il regardait des films quand son pére est arrivé (Ele estava assistindo filmes quando seu pai chegou). Nesse modelo de frase, você pega a ação principal (assistindo) e colocou-a no modo imperfeito. 

Frase 1 – Il regardait des films (ele estava assistindo filmes) 

Frase 2 – Quand son père est arrivé  (quando seu pai chegou)

Frase 1 – Não dá para traduzir ao pé da letra do português para o francês, percebeu ?

Frase 2 – Houve uma ruptura na linha do tempo da frase 1 e a frase 2 veio com o passé composé

Plus-Que-Parfait (Mais Que Perfeito)

Nous avions déjà mangé des bananes (nós já tínhamos comido bananas)

Nous avions déjà regardé ce film (Nós já tínhamos assistido esse filme) 

Comparação de tempos verbais

Eu já ouvi de alguns alunos que sentem dificuldade em distinguir o Imparfait do Plus-que-parfait. Vamos conferir alguns exemplos para esclarecer tudo?

Imparfait – Je regardais des films (Eu assistia filmes)

Plus-que-parfait: J’avais déjà regardé ce film (Eu já tinha assistido esse filme)

Deu para notar a diferença? Então, vamos seguir para o próximo tópico!

Futur simple (Futuro simples)

Je mangerai des bananes (Eu comerei bananas)

Vous regarderez des films (Vocês assistirão filmes)

Je serai content (Eu ficarei contente)

Futur Proche (Futuro Próximo) 

Vale a pena tirar uns minutos para conhecer o Futuro Próximo que é bastante simples. A sua forma de aplicação em frase é: Verbo Aller au présent (no presente) + uma ação no infinitivo. Não tem mistério, não é? 

Je vais étudier français  (eu vou estudar francês)

Il va acheter une voiture (ele vai comprar um carro)

Nous allons nous promener au parc (nós vamos passear no parque)

Outros exemplos  :

Je vais acheter (Tradução: Vou comprar)

Tu vas manger (Tradução: Você vai comer)

Il va parler (Tradução: Ele vai falar)

Nous allons regarder (Tradução: Nós vamos assistir)

Vous allez boire (Tradução: Vocês vão beber)

Ils vont partir en vacances (Tradução: Eles vão sair de férias)

Resumo

Por fim, o que eu tenho de coisas que preciso aprender para usar na comunicação? São cinco tempos verbais dentro do modo indicativo. Ou seja, são cinco tempos verbais que praticamente representam 80% do idioma francês e utilizados com muita frequência. Com estes tempos verbais você garante sua comunicação em francês, pode ter certeza disso ! 

1 – Présent

2 – Passé composé

3 – Imparfait

4 – Plus-que-parfait

5 – Futur Simple

Domine esses tempos acima e você vai brilhar !

4 Comments

  • Merci beaucoup pour les informations!

  • texto claro, objetivo e bastante útil

  • jeito simples e maravilhoso de aprender frances!!!!!

  • Interessante o trabalho bem resumido para “Débutants” – principiantes. Contudo, com todo o respeito, se me permites farei um adendo: já que nesse rol tu apresentaste o “Futur Proche”, o que raramente encontramos nos quadros de conjugação espalhados por aí, acho que poderias, também, acrescentar logo o “Passé Récent”, pois também tempo é deveras utilizado no cotidioano – Je viens de lire ton excellent text! Acabei de ler teu excelente texto, em tradução livre para que as pessoas entendam do que estamos propondo. Bonne continuation et merci!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?