No artigo de hoje falarei um pouco sobre a compreensão oral em francês. Essa é uma grande dúvida dos estudantes que se aventuram na aprendizagem do francês. É também um ponto que, não raro, chega a desanimar os que almejam aprender o idioma.

Isso porque, ao entrar em contato com o francês falado no dia a dia dos francófonos, temos dificuldade. A velocidade da fala, a entonação, os sotaques e os próprios vocabulários variam e se apresentam de maneiras diferentes.

Por exemplo, uma professora nativa em aula não fala da mesma forma que a vendedora de um comércio. Essa, por sua vez, tem um discurso super diferente daqueles que ouvimos em um anúncio na televisão.

Mas não há motivos para desespero! Nós estamos em um constante processo de aprendizagem e, graças à Internet (e a cursos fantásticos, como o da FCM), maneiras de treinar a compreensão oral em francês não nos faltam.

Veja abaixo algumas dicas que trouxemos para você. Ao segui-las, você certamente conseguirá desenvolver ainda mais a compreensão do idioma!

1. Conhecer os sons do francês

Achou a primeira dica básica? Pois saiba que esse é o primeiro passo a ser dado! Saber todos os sons do francês, bem como sua multiplicidade de combinações faz toda a diferença na hora de compreender.

Aqui, o segredo é aprender de forma progressiva. Primeiramente, tenha certeza de que domina os sons de todas as letras do alfabeto. Músicas voltadas para crianças podem ajudar muito, como é o caso do vídeo acima.

Agora, passamos para a próxima fase: os sons de duas letras ou mais juntas. Lembre-se que som é produzido quando vemos uma sequência de vogais juntas. Para memorizar, faça uma tabela que permita uma comparação com os sons em português.

Por exemplo: “eau” em francês tem o mesmo som de “ô” em português, como a palavra manteau (casaco). O terceiro passo é ter consciência de que ao falar, é comum que se junte o final de uma palavra com o começo da outra, o que produz um outro som.

É o caso de vous avez (vocês têm/o senhor tem/a senhora tem): o “s” de vous tem som de “z” ao ser pronunciado junto com o avez. Além disso, também vale lembrar das formas de pronúncia de verbos de tempos diferentes, masculino e feminino das palavras, singular e plural, e assim vai!

2. Ver vídeos com legendas (pode ser netflix)

Olha que dica incrível! Ao ver vídeos com legendas, você melhora sua compreensão oral em francês por duas razões. Primeiramente, consegue ouvir o áudio e acompanhar o que está escrito ao mesmo tempo.

Isso permite que você assimile o que está sendo dito, além de te ajudar a identificar como determinada palavra é pronunciada ao longo de uma frase. Afinal, dependendo da palavra, uma sílaba ou outra pode ser dita de maneira muito rápida ou mais prolongada.

Em segundo lugar, ver vídeos com legendas te ajuda na medida em que você consegue acompanhar o movimento da boca de quem fala. Isso também te ajuda a perceber as palavras que estão sendo ditas, além de ajudar nas associações entre o movimento feito e o som pronunciado. É quase uma experiência de leitura labial!

3. Diminuir a velocidade

compreensão oral em francês

Essa dica é de ouro. Hoje, o Youtube e outros sites já possuem uma ferramenta acoplada em seu reprodutor que te permite diminuir a velocidade de seus conteúdos audiovisuais.

Isso pode te ajudar bastante na compreensão oral em francês, principalmente se você acompanhar o vídeo e (novamente) o movimento feito com a boca na hora da fala. Se tiver legenda então… sucesso na certa!

4. Ouvir quantas vezes for necessário

Junto à dica número 3, anote: ouça os áudios e veja os vídeos quantas vezes for necessário. Até que você entenda o que está sendo dito. Aqui mais vale a qualidade da compreensão do que a quantidade de áudios escutados.

É melhor 1 áudio bem treinado do que 20 áudios não retidos. Então use e abuse do modo repetição! Para facilitar, priorize áudios menores e de assuntos pouco complexos, como os do podcast em francês Les mots d’actualité.

5. Repetir o som

E falando em repetir, aqui está um outro segredo para melhorar sua compreensão oral em francês. Selecione algumas frases do áudio que você está ouvindo e repita. Faça isso com várias entonações e diferentes velocidades.

Repita como forma de compreender o significado; repita com o objetivo de imitar exatamente a forma que determinada frase foi dita, mas repita! Aproveite a variedade de coisas que se pode repetir:

  • Uma frase engraçada de alguma série (relembre algum momento marcante de Lupin ou das correções feitas em Emily in Paris);
  • O refrão de uma música em francês (desafio: cantar Vesoul, de Jacques Brel);
  • Repetir o nome das estações de metrô após seus respectivos anúncios, por exemplo!

6. Transcrição: nossa maior aliada

As transcrições (seja de vídeos, seja de podcasts) são uma de nossas maiores aliadas para melhorar a compreensão oral em francês. Isso porque elas funcionam independentemente da forma que você escolher utilizar.

Seja ouvindo o áudio e lendo a transcrição ao mesmo tempo; lendo antes e ouvindo depois; ou ouvindo antes e lendo depois. Se quiser saber como utilizá-la a seu favor, tem uma aula da Jana disponível online onde ela te explica passo a passo como você pode fazer. Veja acima!

 

7. Exercícios específicos

Os exames de proficiência do francês, como o Dalf e o Delf, possuem alguns exercícios de compreensão oral. Normalmente, eles consistem em um trecho em formato de áudio de conteúdos variáveis (como conferências, entrevistas, debates, explicações, entre outros). Também contam com uma série de perguntas a respeito desses áudios.

A dica aqui é que você faça tais exercícios. Com eles, você não só entra em contato com produções audiovisuais nativas, como também consegue descobrir o quanto você entendeu do áudio.

Para melhorar, ainda é possível encontrar a transcrição e as respostas dos exercícios feitos. Isso te permite se auto avaliar e analisar o que te trouxe mais dificuldade. Nesse site, você encontra exercícios das provas passadas para treinar.

8. O francês não é falado somente em Paris

idioma frança

Isso não é novidade para ninguém, claro. Mas o que nos esquecemos normalmente é que, assim como o Brasil possui uma diversidade de sotaques do norte ao sul do país, ocorre o mesmo com a França.

Aqui, ainda temos um agravante: o fato do francês também ser falado fora da França. Isso significa uma variedade gigante de sotaques, vocabulários específicos e jeitos de falar. Quanto mais contato você tiver com essa diversidade, mais fácil de entender fica.

9. Ouvir, ouvir, ouvir

A chave é ter consistência. Se você treinar todos os dias, sua compreensão oral vai melhorar rapidamente. Coloque isso em prática ainda hoje!

10. Ler, escrever e falar: competências cruzadas

compreensão oral em francês

A comunicação dos seres humanos não é baseada somente no escutar. Portanto, falar, escrever e ler são ferramentas essenciais se você quiser melhorar sua compreensão oral em francês.

Falando, você coloca em prática o que você escutou. Escrevendo, compreende cada elemento que forma uma frase, o que te coloca em alerta para identificá-los quando escuta alguém falando francês. Lendo, adquire mais vocabulário e formas de estruturar um discurso, o que te ajuda a compreender mais. Portanto, comece a escrever em francês mais!

Não é à toa que sempre ouvimos que quem escuta bem, fala, escreve e lê bem! As competências são cruzadas e evoluem em conjunto.

E você, conhece outras dicas de como melhorar sua compreensão oral em francês? Se sim, compartilhe com a gente!

1 Comment

  • Adorei as dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?