Entender o método Pomodoro é uma ótima maneira de auxiliar em seus estudos do francês. Mais do que isso, te auxilia na organização e na rotina de aprendizado.

Para ficar mais claro o entendimento desse conceito, pedi uma ajuda para um especialista. Por isso, confira abaixo o artigo da professora colaboradora do FCM Fedra Rodriguez sobre o assunto.

Salut à tous et à toutes! Comment allez-vous? Muito trabalho e tarefas a cumprir, certo? Como todos nós que vivemos esta louca e intensa vida moderna. Porém, isso não é desculpa para procrastinar e deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Mas então vocês com certeza vão se perguntar. Como arrumar tempo para fazer tudo? Cumprir prazos, curtir momentos agradáveis com a família e amigos? Estudar francês direitinho, sem acumular lições e deveres de casa?

Aí é que entra o nosso artigo de hoje! Contaremos em detalhes sobre o método “do tomatinho”, ou melhor, método pomodoro. Esta é uma técnica que permite gerenciar o tempo de maneira prática e eficiente.

Se ainda não entendeu o que um tomate tem a ver com seus estudos de francês, confira o texto abaixo.

História do Método Pomodoro

método pomodoro

Lá por volta de 1987, o italiano Francesco Cirillo era um jovem universitário com grande dificuldade de concentração. Consequentemente, apresentava baixo rendimento nos estudos. Essa situação gerava nele grande ansiedade, pois Cirillo desejava terminar seus estudos com sucesso.

No entanto, ele transformou esse conflito e angústia em uma solução definitiva para seus problemas e de muitas outras pessoas. A busca por uma estratégia de administração do próprio tempo o levou a usar um “timer” de cozinha. Em formato de tomate (que nomeia o método pomodoro), o objeto marcava sempre 10 minutos.

A primeira tentativa de tornar produtivos esses 10 minutos não foi muito bem sucedida. Ele persistiu firme com seu tomatinho e mudou a estratégia. Dividiu seu tempo em intervalos de estudo e realização de tarefas de 25 minutos com pausas de 5 minutos entre eles.

Durante cada um dos períodos de atividade, Cirillo obrigava-se a dirigir sua concentração ao máximo àquilo que fazia. Mas o esforço tinha um prazo final, o qual seria “premiado” com uma parada breve que lhe permitiria deixar a mente livre e calma.

Essa alternância entre períodos de demanda intelectual e pausas se revelaram completamente úteis. E tudo o que ele precisava fazer era manter o “pomodoro” atuante e respeitar a regra que se havia imposto.

Como realizar o Método Pomodoro

estudar francês

Para ajudar você a entender o passo a passo dessa técnica, colocamos as etapas a seguir. O conteúdo foi baseado no livro The Pomodoro Technique e no site do próprio Francesco Cirillo.

  • Escreva uma lista das atividades que precisa realizar no dia (esta pode ser uma planilha simples de caderno);
  • Coloque ao alcance da mão tudo o que será necessário para o estudo ou execução da tarefa de trabalho. Evite que haja interrupções de qualquer natureza;
  • Pegue um timer manual e programe 25 minutos;
  • Concentre-se inteiramente na tarefa até que o alarme soe;
  • Quando o alarme der o toque, observe os resultados obtidos durante o tempo estipulado. Anote as dificuldades, se houve interrupção e os graus de produtividade;
  • Faça uma pausa de 5 minutos, deixando sua mente à vontade;
  • Retome a etapa inicial e recomece para completar a atividade ou seguir adiante com a próxima tarefa.

Assista também esta aula do canal Francês com Mademoiselle. A prof. Jana dá exemplos de aplicação do método Pomodoro nos estudos da língua francesa.

Simples, não é mesmo? Além da praticidade, está comprovado que ela ajuda significativamente na redução da ansiedade, do stress no trabalho. Além disso, aumenta a motivação, reforça os objetivos, encoraja à tomada de decisões e a aceitar novos desafios.

Ademais, a qualidade do trabalho também sofre um grande impulso. O profissional consegue detalhar e mapear os recursos usados em cada intervalo e como cada um ajudou a completar as obrigações do dia.

E Francesco Cirillo?

 

método pomodoro
Foto: Reprodução Site Francesco Cirillo

Hoje em dia, o método se espalhou pelo mundo inteiro e tem ajudado alunos de diversos cursos e áreas. O foco está em alcançar um bom rendimento na escola e universidade, ou mesmo em cursos de idiomas. Isso porque facilita o aprendizado do francês e otimiza o tempo de estudo.

Assim, não é difícil encontrar materiais falando sobre esta maneira super inteligente de administrar melhor a própria capacidade de gerir o tempo. Tampouco é raro encontrar instituições de ensino que estimulam seus estudantes a aplicarem o método pomodoro.

E claro, a pergunta final que surge: e o que aconteceu com Francesco Cirillo do final dos anos 1980 para cá? Bem, já demos aqui no artigo algumas pistas. Ele mergulhou completamente na técnica, passando a analisá-la e a difundi-la dentro e fora da Itália.

Escreveu diversos livros sobre o assunto e deu palestras em vários lugares da Europa e América do Norte. Tornou-se uma autoridade em gerenciamento de tempo e produtividade empresarial, e acabou fundando uma empresa de consultoria empresarial com sede em Berlim.

Cirillo demonstra, com sua própria trajetória, que o método pomodoro (do tomatinho) não apenas é eficiente para fazer uma boa prova. É útil também para obter os resultados esperados a longo prazo.

E aí, todo mundo pronto para pegar um tomatinho, marcar o tempo e colocar o francês em dia? Agora não tem mais desculpa! É estudar ou ficar vermelho de vergonha como um tomate, rouge comme une tomate! À plus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?