Parisiense do 9º arrondissement, Johnny Hallyday nasceu como Jean-Philippe Smet em 15 de junho de 1943. Ao longo dos seus 57 anos de carreira, foi um dos mais conhecidos cantores francófonos.

Ainda que não tenha sido pioneiro no rock na França, colaborou muito na popularização do estilo no país a partir da década de 1960. Não à toa, foi considerado o “Elvis Presley francês”!

O cantor trabalhou com algumas variantes — rock psicodélico, soft rock e pop rock. Também se arriscou em outros tipos de música, como o rhythm and blues, o soul e o country. As ballades (baladas) — canções de amor — foram sucesso igualmente.

Os números de sua carreira são impressionantes. Foram 80 álbuns, dentre os quais 51 de estúdio. Além disso, ganhou seis discos de diamante, 40 discos de ouro e 22 discos de platina. Por fim, recebeu 10 Victoires de la musique, um prêmio musical francês.

Ao longo de suas 184 turnês, realizou mais de 3.250 shows. Assim, totalizando aproximadamente 29 milhões de espectadores que puderam presenciar suas performances cheias de efeitos cênicos.

O surgimento de Johnny Hallyday

A primeira vez de Johnny Hallyday no palco foi em 1956. Ainda assim, o cantor foi assinar seu primeiro contrato com uma maison de disques (gravadora) somente em 1960. Nesse mesmo ano ele lança o sucesso T’aimer follement.

Com essa música, ele começa a chamar a atenção do público, principalmente pelas suas performances no palco. Foram elas que, ao longo do tempo, tornaram-se sua marca registrada.

Mas é com o álbum Salut les copains que ele passa a ser considerado o cantor mais emblemático do período yéyé. Foi neste momento que a corrente musical de mesmo nome teve bastante sucesso.

As músicas yéyé consistiam em uma versão adaptada de um sucesso anglo-saxão. E foi nessa onda que a música L’idole des jeunes vira um tube (sucesso). Logo após isso, ele acaba pausando sua carreira de artista por conta do serviço militar.

Seu retorno, por sua vez, é marcado por uma nova colaboração artística com Long Chris. Outro acontecimento do período foi o lançamento de seu segundo álbum, intitulado Johnny chante Hallyday.

Ainda com o sucesso estrondoso e o ritmo frenético de apresentações, em 1966 Hallyday faz uma tentativa de suicídio. O episódio acaba inspirando uma nova canção, que também vira hit: Noir, c’est noir.

Dos anos 1970 à virada do milênio

Ao longo da década de 1970, Johnny Hallyday resolve diversificar seus registros. Daí saem colaborações com nomes como Philippe Labro, Johnny Circus e Sylvie Vartan. A parceria com essa última acaba resultando na música J’ai un problème que virou o tube de l’été (hit do verão) de 1973. O romance da canção, por sua vez, não foi à toa: eles viveram como casal por alguns bons anos!

Mas a inventividade de Hallyday não parou por aqui. Em 1972, estreia como ator de cinema no filme L’aventure c’est l’aventure, o qual você pode conferir o trailer abaixo:

Nos anos 1980, o sucesso fica com o álbum Rock’n’Roll Attitude — com os sucessos Quelque chose de Tennesse e Chanteur abandonné — e Gang. É nesse último que encontramos as famosas L’envie, Je te promets e Laura. Para além dessas produções, o artista continua multiplicando suas colaborações.

Uma delas foi sua segunda participação no cinema, no filme Détective de 1985. A trajetória de Hallyday mostra que seu lugar era nos holofotes… Não por acaso, seu quinquagésimo aniversário foi comemorado no palco. No dia 15 de junho de 1993, a comemoração ocorreu no Parc des Princes, famoso estádio de futebol em Paris.

Johnny Hallyday após os anos 2000

johhny hallyday livro
Foto: Reprodução Amazon.com

As grandes realizações, turnês e lançamentos continuam ao longo dos anos 1990 e 2000. Mas, a partir daí, o cantor sofre idas e vindas para o palco devido à problemas de saúde. Longe de ser uma década parada, entretanto, nesse período vemos Johnny Hallyday realizar diversos feitos.

Durante esse momento, trocou de produtores musicais, lançou sua autobiografia Dans mes yeux (Dentro de meus olhos) e participou do espetáculo Les Vieilles canailles. Este último a partir de 2014, com seus amigos de longa data Eddy Mitchell e Jacques Dutronc.

Para além disso, ele também seguiu em turnê e continuou lançando álbuns – como Rester vivant (2014) e De l’amour (2015). Os filmes também não ficaram no passado. Podemos ver o cantor em L’homme du train (2003), Vengeance (2009), Salaud, on t’aume (2014) e Chacun sa vie (2017). Até mesmo o teatro fez parte da carreira de Hallyday em 2011, na peça Le Paradis sur terre.

A despedida de um ícone

torre eiffel frança
Foto: Reprodução Marie Claire France

Em março de 2017, Johnny Hallyday anuncia que está sofrendo de um câncer. O fato não o impede de continuar em turnê ao lado de Eddy Mitchell e Jacques Dutronc em junho do mesmo ano.

No entanto, Johnny Hallyday morre apenas alguns meses mais tarde, em dezembro do de 2017, com 74 anos. A notícia abalou a França de maneira gigantesca. Junto a sua família, Brigitte e Emmanuel Macron decidiram organizar uma homenagem popular ao cantor alguns dias após sua morte.

O cortejo partiu da place de l’Étoile à Église de la Madeleine, em presença de centenas de milhares de fãs. Junto a eles, estava um grupo de 700 motociclistas – uma grande paixão de Johnny.

Além de discursos de personalidades francesas, a celebração ainda teve como trilha sonora os maiores sucessos do cantor. Aliado a isso, uma linda homenagem na tour Eiffel. Com a sua morte, a venda de seus discos chega a 110 milhões de exemplares. No dia 18 de outubro de 2018 seu álbum póstumo é lançado: Mon pays c’est l’amour.

A importância do cantor foi tanta que algumas cidades decidiram homenageá-lo após a sua morte. Foi o caso de Toulouse e Paris. A capital da França decidiu construir uma esplanada com o nome do artista em seu 12º arrondissement. O lugar fica perto do Accor Hotels Arena, onde Johnny se apresentou mais de uma centena de vezes.

A lenda Johhny Hallyday

johnny hallyday
Foto: Reprodução Facebook Oficial Johnny Hallyday

Dois filmes inéditos sobre o cantor foram lançados em 2020, em Paris. Mesmo com a pandemia de covid-19 e as restrições impostas, um evento de lançamento foi realizado com família e amigos.

Ficou curioso com a produção do artista? Aqui nesse site, você confere uma seleção dos 10 melhores shows de Johnny Hallyday. Já no Spotify, é possível encontrar uma série de playlists dele, além de todos os seus álbuns.

Você conhece mais algum artista francês? Quer saber mais sobre ele? Conta aqui para gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?