Vamos falar hoje sobre Entrevista de Emprego na França, um assunto que interessa a muitos. A possibilidade de encontrar uma vaga de trabalho na Europa, um objetivo pessoal e profissional relevante para muitos brasileiros atualmente.
Dentre os mercados mais procurados, estão a construção civil, cozinheiro e cuidador de idosos. Estas podem não ser as funções mais bem pagas, mas já te permitem morar e trabalhar no país.
Como se dá, então, o diálogo entre o entrevistador e o candidato com vistas a um trabalho na França, Canadá ou Bélgica? Quais são as questões lançadas pelo futuro contratante e as respostas esperadas por ele?
São esses detalhes de uma entrevista de emprego na França que veremos agora.
O Início
Como em qualquer lugar do mundo, o avaliador vai iniciar a conversa pedindo para que o candidato se apresente. Com isso, tentará criar um clima menos tenso, iniciando a entrevista de emprego na França mais tranquilamente.
Será um papo mais descontraído, especialmente em empresas dinâmicas e de abordagem mais moderna e atual. Assim, espere por perguntas como:
- “Parlez-moi de vous” (Fale-me sobre você)
[player id=773]
- “Pouvez-vous vous présenter?” (Poderia se apresentar?).
O que o futuro empregador realmente deseja com essa pergunta é saber como a pessoa se expressa, qual sua personalidade. Segundo muitos consultores de emprego, é bom evitar mencionar informações pessoais, como estado civil e número de filhos.
O interessante é focar em aspectos de sua vida profissional: cursos, experiências no exterior, formação, idiomas, entre outros.
Existem outras questões que costumam ser “pegadinhas”, ou seja, levam você ao erro em francês. Quase sempre aparecem quando se procura emprego na França.
- “Quels sont vos principaux défauts?” (Quais são seus principais defeitos) e sua variante mais abrangente
- “Quels sont vos principaux défauts et vos qualités [ou points forts]?” (Quais são seus principais defeitos e suas qualidades [ou pontos fortes]?).
O segredo aqui é não cair nos clichês óbvios que todo entrevistador ouve pelo menos 5 vezes por semana. Sou perfeccionista, trabalho à exaustão, e respostas como essas acabam soando falso.
Você pode assumir alguns de seus defeitos, mostrando, entretanto, que você acaba transformando-os em algo útil. Por exemplo: se você é teimoso, pode dizer que costuma persistir em projetos que o desafiam. Com isso, traz diversos benefícios para a empresa e a equipe.
Trabalho em Equipe
Um tema recorrente nessas conversas é a relação com os colegas e a capacidade de trabalho em grupo. Dessa forma, algumas perguntas que podem surgir pelo em sua entrevista de emprego na França são:
- “Comment travaillez-vous en équipe?” (Como você trabalha em equipe?)
- “Comment étiez-vous perçu précédemment pour vous anciens collègues?” (Como você era percebido por seus antigos colegas?), ou ainda
- “Qu’est-ce que vous ne supportez pas chez vos collègues?” (O que você não suporta nos seus colegas?).
É importante ser sincero, mas sem agressividade e muito menos esbarrar na falta de ética. Você pode dizer que prefere trabalhar sozinho, por exemplo, mas que os projetos realizados em conjunto não representam um problema. Você não os vê como um desafio, e sim uma oportunidade de formar parcerias.
São trocas que, ao efetuar tarefas solitárias, não seriam possíveis. Isso significa dizer que você tem sua personalidade, suas preferências, porém, elas não são fatores limitantes para a sua produtividade.
No que diz respeito à relação com colegas, torna-se oportuno mencionar que as empresas acolhem funcionários de diversas personalidades. É ali que está a riqueza, quando bem aproveitada e explorada.
Você entende que há pessoas mais impacientes, outras mais receosas de arriscar em novas atividades. No entanto, toda essa variedade, quando compreendida e bem usufruída, pode construir um ambiente profissional agradável.
Relacionamento com Superiores
A questão da relação com outros membros da empresa também acaba se dirigindo ao convívio com superiores. Não raramente, uma pergunta como as vistas abaixo pode aparecer em uma entrevista de emprego na França:
- “Qu’attendez-vous de votre futur manager?” (o que você espera de seu futuro chefe)
A pergunta costuma ser lançada para que o empregador conheça as bases sobre as quais a interação entre chefe e novo funcionário será construída. Nessa situação, o ideal é mencionar um elemento-chave em todo e qualquer relacionamento humano: o diálogo.
O candidato deve deixar claro que considera importante manter uma conversa franca e aberta com seu superior. Ambos realizando sua função com respeito e entendimento, com vistas ao crescimento e produtividade da firma.
Ainda nesse quesito, há chefes preocupados com empregados “demasiado eficientes”. Eles poderiam representar uma ameaça, tornando-se futuros concorrentes ao mesmo posto. Assim, em entrevistas de emprego alguns avaliadores mais ousados lançam a pergunta
- “Aimeriez-vous être à ma place?” (Gostaria de estar em meu lugar?).
Seja honesto: sim, um dia, após um longo percurso profissional, buscando experiência e qualificação, com muitos anos de treinamento e práticas.
Atividades Principais
Já no que concerne à realização de tarefas e atividades, as perguntas mais frequentes costumam ser as seguintes:
- “Savez-vous dire non?” (Você sabe dizer não?)
- “Avez-vous déjà échoué une mission?” (Você já fracassou em alguma missão?)
- “Quel type de difficulté avez-vous du mal à gérer?” (Com qual tipo de dificuldade você não consegue lidar?)
Novamente, a chave é sempre a sinceridade, mas extraindo o lado bom até dos momentos mais complicados.
Na primeira pergunta, mostre a sua personalidade, deixe claro seus limites. Não é mal visto pelos empregadores quando o candidato mostra seus limites de execução de tarefas, muito pelo contrário. Mencione que você é capaz de trabalhar duro, até o ponto em que não se compromete a qualidade do que realiza.
No caso da segunda questão, é possível admitir algum fracasso, afirmando que ele não foi em vão. Representou uma lição primorosa, um aprendizado levado para a vida inteira. “Quem nunca?”, como dizemos no Brasil.
Já na terceira indagação, torne a dizer que qualquer desafio pode ser contornado. Especialmente quando se tem uma equipe forte, um diálogo aberto com o chefe e diversos recursos à disposição, trunfos que você sabe que fazem parte da empresa à qual se candidata.
Currículo e Habilidades
Outro assunto frequente é o seu currículo: se há lacunas de tempo em que você esteve desempregado, por exemplo,
- “Pourquoi ce trou dans votre parcours?” (Por que essa lacuna em seu percurso?) ou se trabalhou em diversos empregos
- “Vous avez changé de postes plusieurs fois. Pourquoi?” (Você mudou de emprego muitas vezes, por quê?)
Explique que as lacunas se devem a períodos dedicados a estudos, ou mesmo fases em que você buscava novos desafios em outros campos. Declare que esses períodos não foram momentos em que você esteve parado, mas buscando novos caminhos e formações profissionais.
Finalizando uma entrevista de emprego na França
Por fim, as três perguntas que geralmente fecham as entrevistas são:
- “Pourquoi le poste vous intéresse-t-il?” (Por que você está interessado no cargo?)
- “Quelles sont vos prétentions salariales?” (Quais são as suas pretensões salariais?)
- “Avez-vous des questions?” (Tem alguma pergunta?)
Para a primeira pergunta, o conselho é pesquisar sobre a empresa antes da entrevista. Esteja a par dos projetos recentes da companhia e de que maneira você pode se encaixar na equipe que os desenvolve.
Uma pesquisa atenta no Google e no site da própria empresa, seus parceiros e clientes será de grande valia. O mesmo se aplica na segunda pergunta desta etapa final: pesquise o padrão salarial para quem executa essa função pretendida. Seja realista, sem se desvalorizar.
Finalmente, a última questão se relaciona com as demais. Aqui, o avaliador quer saber se você conhece realmente a empresa, se é curioso e está interessado nas tarefas que poderá vir a executar. Pergunte sobre as equipes, a dinâmica e o cotidiano da firma. Não toque no assunto vale-alimentação, vale-transporte, deixe esses temas para quando for contratado.
Gostou dessas dicas para, enfim, conseguir seu emprego na França? Então siga-as à risca e terá muito mais chance de sair empregado da entrevista!
Não há dúvidas que combinar sinceridade, profissionalismo e segurança será a fórmula mais adequada para conquistar o emprego dos sonhos.
Ici et ailleurs. Bonne chance à vous!