Se perguntar sobre qual dos níveis de francês está é um dos passos mais comuns de estudantes. Afinal, é preciso entender o estágio que se encontra para poder evoluir, não é?
Para ficar mais claro o entendimento desse conceito, pedi uma ajuda para um especialista. Por isso, confira abaixo o artigo da professora colaboradora do FCM Bárbara Venturine sobre o assunto.
É claro que é possível traduzir as competências em uma língua específica em termos gerais, como básico, intermediário e avançado. Mas, você sabia que existe níveis de francês oficiais para determinar o domínio de uma língua estrangeira? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.
Os níveis de francês oficiais
A organização dos níveis de francês é estabelecida a partir de uma ferramenta chamada CECRL (Cadre Européen de Référence pour les Langues). Estabelecida pelo Conselho Europeu, o objetivo de tal ferramenta é definir o domínio de uma língua estrangeira.
Para isso, são utilizados critérios específicos e uma padronização de competências. Ela é essencial na medida em que fornece uma base comum para a concepção de programas, diplomas e certificados. Assim, favoriza a mobilidade educativa e profissional das pessoas.
Isso significa que o CECRL é utilizado para determinar o conhecimento de várias línguas, dentre elas o francês! No que se refere à langue la plus belle du monde (língua mais bonita do mundo), o CECRL é, desde 2001, referência na área de aprendizagem e ensino.
Sendo assim, cursos de língua francesa possuem como meta o progresso e evolução dos alunos considerando o nível do CECRL. Três palavras definem seu lema: apprendre, enseigner, évaluer (aprender, ensinar, avaliar).
Os níveis do CECRL são divididos da seguinte forma:
- Utilisateur débutant (usuário iniciante): Níveis A1 e A2;
- Utilisateur indépendant (usuário independente): Níveis B1 e B2;
- Utilisateur expérimenté (usuário experiente): Níveis C1 e C2.
Para ficar mais claro, confira a divisão na imagem abaixo:
Quais sã os níveis de francês?
Débutant – A1
Utilisateur élémentaire, niveau introductif ou de découverte (usuário elementar, nível introdutório ou de descoberta). As capacidades do nível de francês A1 compreendem:
- Utilização e compreensão de expressões familiares e cotidianas, bem como enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas.
- Saber se apresentar ou apresentar alguém.
- Conseguir fazer perguntas sobre uma pessoa e responder o mesmo tipo de pergunta.
- Se comunicar de maneira simples, se o interlocutor fala lentamente, de maneira cooperativa e articulada.
Débutant – A2
Utilisateur élémentaire, niveau intermédiaire ou usuel (usuário elementar, nível intermediário ou usual). As capacidades do nível de francês A2 compreendem:
- Entendimento de frases isoladas e de expressões frequentemente utilizadas em relação aos domínios do contexto cotidiano. Exemplos são informações pessoas e familiares simples, compras, trabalho etc.
- Comunicação em tarefas simples e habituais. Estas não demandam nada além de uma troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais.
- Saber descrever de maneira simples sua formação escolar, seu contexto imediato e evocar assuntos referentes a necessidades imediatas.
Indépendant – B1
Utilisateur indépendant, niveau seuil (usuário independente, nível limite). As capacidades do nível de francês B1 compreendem:
- Entendimento dos pontos essenciais de uma discussão sobre assuntos familiares (como coisas do trabalho, da escola, lazeres etc.). Desde que a linguagem seja clara e padronizada.
- Ser autônomo na maioria das situações ao longo de, por exemplo, uma viagem pela região onde a língua é falada.
- Poder produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e seus domínios de interesse.
- Saber contar um evento, uma experiência ou um sonho. Descrever um desejo ou um objetivo. Expor brevemente as razões ou explicações para um projeto ou uma ideia.
Indépendant – B2
Utilisateur indépendant, niveau avancé ou indépendant (usuário independente, nível avançado ou independente). As capacidades do nível de francês B2 compreendem:
- Entendimento do conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos em um texto complexo, bem como discussão técnica em sua especialidade.
- Se comunicar com espontaneidade e com facilidade com um locutor nativo.
- Se expressar de maneira clara e detalhada sobre uma vasta gama de assuntos. Dar sua opinião sobre um assunto da atualidade, expor vantagens e inconvenientes de diferentes possibilidades.
Experimenté – C1
Utilisateur experimenté, niveau autonome (usuário experiente, nível autônomo). As capacidades do nível de francês C1 compreendem:
- Entendimento de textos longos e exigentes, bem como significados implícitos.
- Se expressar espontaneamente e de maneira fluída, sem ter que procurar muito as palavras que serão ditas.
- Utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na vida social, profissional e acadêmica.
- Se expressar a respeito de assuntos complexos de uma maneira clara e bem estruturada.
- Manifestar controle de ferramentas linguísticas de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Experimenté – C2
Utilisateur experimenté, niveau maîtrise (usuário experiente, nível domínio). As capacidades do nível de francês C2 compreendem:
- Entender sem esforço praticamente tudo que é lido ou ouvido.
- Restituir fatos e argumentos de diversas fontes escritas e orais, resumindo-as de uma maneira coerente.
- Se expressar de maneira espontânea, fluída e precisa. Deixar claro as nuances mais sutis de sentido no que se refere a assuntos complexos.
Entenda os níveis de francês e foque nos estudos!
Através das explicações é possível perceber que os níveis do CECRL consideram para escala crescente. Dessa forma, o aprendizado do aluno é sempre progressivo e cumulativo.
Para você que sonha em trabalhar ou estudar em um país francófono, saiba que a maioria dos cursos e ofertas de emprego exigem níveis específicos do francês. Na maioria das vezes, exige-se níveis de francês B1 ou B2, que são exatamente os níveis de independência na língua.
Para comprovar sua proficiência, você deve passar por uma prova de certificação específica. Dependendo dos seus objetivos, pode ser o DALF ou o DELF. Cada um desses exames busca avaliar as competências de produção e compreensão oral e escrita, possuindo formatos e durações específicos.
Os exames são realizados no Brasil duas vezes ao ano, mas isso é assunto para um outro artigo…
E aí, depois dessa descrição você consegue identificar em qual nível você se encaixa?
Se você ficou curioso para se testar, é possível fazer alguns testes online rápidos e gratuitos. É claro que nenhum deles é oficial, não substituindo, portanto, a necessidade de uma certificação DALF ou DELF. Principalmente caso você tenha planos de se inscrever em algum curso ou vaga de emprego.
Ainda assim, não deixa de ser uma boa forma de treinar! Confira alguns desses testes aqui e aqui. Agora que você já está informado, que tal estabelecer um desses níveis como meta a alcançar em 2021?!