Quando você começa a aprender o idioma e melhorar seu francês, parece que avança super rápido, não é? Conhece uma ampla gama de vocabulários, verbos e estruturas de frase. Em questão de pouco tempo, você já consegue se comunicar de maneira simples e fazer coisas básicas ao longo de uma viagem.
Mas aí parece que chega um nível no qual fica-se estagnado. Você sabe conversar e aprende a se comunicar bem, mas ainda erra em uma pronúncia ou outra. Confunde tempos verbais, não conhece alguns vocabulários, esquece o gênero de uma palavra e ignora a necessidade de concordância.
É aqui que você percebe que você não está mais no nível básico, mas também está longe de ser fluente. Você atingiu um plateau (platô), ou seja, um nível elevado, mas plano e constante. Em outras palavras, você está no intermediário, nível que parece ser (e as vezes é) eterno.
E como nós saímos desse eterno intermediário e alcançamos, finalmente, a tão sonhada fluência? Neste artigo, reunimos 5 super dicas para te ajudar a melhorar seu francês!
- Continue estudando;
- Ative seus conhecimentos;
- Saia da sua zona de conforto;
- Use a tecnologia a seu favor;
- Se prepare para os exames oficiais de certificação.
05. Se prepare para os exames oficiais de certificação
Em um dos artigos do blog, eu expliquei para vocês sobre cada um dos níveis de francês oficiais. Se preparar parar esses exames é uma boa forma de você não só mensurar seu conhecimento, mas conhecer as competências. Assim, compreende o que se exige em cada um dos níveis do quadro, do iniciante ao avançado.
Sabendo o que é preciso para chegar no nível avançado, fica mais fácil de organizar seu plano de estudos. Por outro lado, você também pode utilizar os conteúdos disponíveis online sobre as provas.
Procure melhorar seu francês se preparando para os exames e a alcance a fluência no idioma. São exercícios bastante específicos que, sem dúvidas, te ajudarão a progredir!
04. Use a tecnologia a seu favor
Ferramentas não nos faltam para nos ajudar nessa caminhada rumo à fluência. O curso Francês com Mademoiselle é a prova disso! Além do curso regular de francês, temos uma série de outras atividades (como os laboratórios de conversação) que, uma vez realizadas em conjunto, auxiliam o aluno melhorar sue francês e sair do plateau.
Mas ainda é possível encontrar uma série de outras formas de utilizar a tecnologia de maneira interativa e dinâmica. Aqui, os aplicativos são a categoria que mais oferecem esse tipo de experiência. Os nossos preferidos são:
- Duolingo: O famoso aplicativo da corujinha verde é ótimo na medida em que te faz trabalhar pequenos detalhes da língua. Eles são frequentemente esquecidos pelos estudantes de níveis intermediários. Exemplos são a utilização dos artigos, dos pronomes os gêneros das palavras, plural e singular.
- Tandem: Essa super ferramenta te ajuda a praticar sua compreensão, sua pronúncia e sua produção oral com uma pessoa nativa. A parte legal é que todos da plataforma são estudantes de alguma língua. Assim, ao mesmo tempo que você aprende, você também pode ajudar alguém com um idioma que você domina.
- HelloTalk: Na mesma linha do Tandem, o aplicativo de troca linguística permite a comunicação com locutores nativos do mundo inteiro. Seja por texto, voz ou vídeo, você encontra ferramentas intuitivas para te ajudar na tradução, pronunciação e correção de palavras.
03. Saia da sua zona de conforto
Vá além e se desprenda de sua língua nativa. Aqui, vale de tudo. Para quem mora em um país francófono, aproveite para se comunicar o máximo possível com as pessoas. Interaja com os nativos nas mais diversas ocasiões e não tenha medo disso. Se você tiver a oportunidade de trabalhar com um francófono então, melhor ainda!
Quando puder viajar, aproveite para se comunicar ao máximo em francês — comece dentro do avião mesmo. Entre em contato com novas culturas e com a maior diversidade possível de regiões que falam a língua.
E não é a necessidade de isolamento social que vai te impedir de alcançar a fluência não! Enquanto está em casa, faça imersões no idioma sempre que possível. Uma boa ideia é tirar um dia para só pensar em francês, ler notícias em francês, escutar músicas em francês…
Teste suas capacidades ao ouvir um podcast ou ler um texto e tentar compreender tudo sem recorrer ao dicionário. Após ouvir, tente resumir (de forma escrita ou falada) a informação que você conseguiu reter em francês também.
Traga a língua para próximo de você e deixe que ela se torne parte da sua vida nos mínimos detalhes. Deixe seu computador, celular e redes sociais em francês, anote seus compromissos do dia na língua. Faça sua lista de supermercado em francês, entre outros.
02. Ative seus conhecimentos!
Não deixe todas as suas horas de estudo em um estado passivo, utilize-as, coloque-as em prática! Fale sempre que possível e mobilize os vocabulários e regras gramaticais que você estudou recentemente. Para os alunos FCM que participam dos laboratórios de conversação, aproveitem a oportunidade!
Escute algo em francês todos os dias, independente do que seja. Teste sua compreensão com áudios mais difíceis ou mais rápidos, entre em contato com o idioma falado. Crie o hábito diário de escrever na língua, sem usar ferramentas de tradução, e assim melhorar seu francês.
Lembre-se que os erros inevitavelmente acontecerão, mas saiba que eles são indicadores. São eles que vão te mostrar o que você deve fazer para ultrapassar a fase do intermediário. E isso nos leva para nossa última dica.
01. Continue estudando
Se você já sabe os erros que comete e tem em mente o nível no qual você quer chegar, você está um passo à frente. Anote esses erros e trabalhe para melhorá-los.
Um grande ponto negativo dos alunos que chegam nesse nível de comunicação intermediário é achar que já sabe tudo. E, portanto, não há necessidade de continuar estudando. Devemos fazer exatamente o contrário!
Saiba quais são as falhas que você comete com frequência e trace estratégias para eliminá-las. Lembrem-se que o salto do intermediário para o avançado consiste em lapidar a forma que você fala, eliminando possíveis ruídos que existem nela.
É por isso que convidamos vocês a colocar essas dicas em prática. E para os alunos avançados, aproveitem e contem para a gente se tem mais alguma dica que te ajudou melhorar seu francês!