Ser fluente em francês é muito prazeroso e abre oportunidades que vão além das quais você já ousou imaginar…Vai por mim, eu sei bem do que estou falando!
Esse texto vai ajudar você a solucionar algumas questões e facilitar a sua escolha por esse idioma tão especial e apaixonante.
Uma coisa é certa, a fluência depende de empenho, constância e uma boa metodologia para atingi-la de maneira mais fácil e mais rápida do que pensa.
Antes de seguir vou reforçar alguns bons motivos para você dar o seu primeiro passo:
Francês é uma língua comercial? Será que vale investir tempo e dinheiro para aprendê-la?
Sim!!! E muito!!
No Brasil temos muitas empresas francesas que estão sempre em busca de novos talentos. Falar francês vai ampliar a sua competitividade e você poderá se candidatar a vagas com mais segurança. Entenda que o francês vai aparecer no seu currículo com destaque e será um grande diferencial.
Seu sonho é estudar, trabalhar e morar em outro país? O francês é uma excelente porta de entrada.
Existem muitos países em que o francês é a língua mãe e que você só vai conseguir se estabelecer se falar francês. Na Europa podemos destacar a França, Bélgica, Luxemburgo, Mônaco e Suíça. Na América do Norte temos o Canadá.
Falar francês é estar apto a aproveitar as oportunidades profissionais ao redor do mundo. Vale ressaltar que é uma língua com forte presença nas áreas de tecnologia, medicina e ciência. Saber o idioma vai colocar você em contato direto com a literatura dessas áreas, o que te permitirá ter acesso a conteúdos privilegiados. Muito bom, não é mesmo?
Agora vamos direto ao ponto central deste artigo.
Quando alguém decide estudar um novo idioma nem sempre sabe quais são as etapas que terá que percorrer e como será o caminho do zero à fluência.
É uma jornada bem interessante e uma delícia quando você passa a entender palavras, pequenos diálogos, textos e naturalmente consegue se expressar no novo idioma.
Para que possa compreender melhor vou mostrar uma estrutura básica e como ocorre a evolução do aprendizado em cada nível.
O ensino do francês é dividido em cinco níveis:
Básico 01 | Básico 02 | Básico 03 | Intermediário 01 | Intermediário 02
Básico 01
Aprende-se o alfabeto, combinação de vogais e vocabulário básico, de vital importância para se apresentar, se descrever, descrever outras pessoas, falar sobre o tempo (clima), dias da semana, meses e números.
Básico 02
Aqui seu vocabulário vai crescer e vai aprender a construção de frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Saberá quais são os 15 verbos mais usados no dia a dia e os tempos verbais que respondem por 80% das conversas.
Básico 03
Ampliação do vocabulário e início da leitura de livros mais simples.
Aqui, o seu interesse vai dar o norte do que quer aprender, de acordo com a sua área de atuação e objetivo com a língua.
Intermediário 01
Enriquecimento da estrutura com o aprendizado de novos tempos verbais.
Intermediário 02
Pronomes, complementos dos objetos diretos e indiretos e palavras que vão deixar o seu texto e sua fala mais fluída, organizada e coerente.
Esse é o “caminho das pedras” para que possa iniciar o seu estudo e mergulhar em uma língua que vai levar você a conhecer mais sobre a história, o mundo das artes, da moda e da gastronomia.
Como a ideia aqui é facilitar, convido você a acessar esse link e acompanhar uma das minhas aulas em que mostro de forma mais detalhada esse passo a passo, além de dar dicas valiosas que vão acelerar o seu aprendizado.
Não perca mais tempo!
O ano já começou de verdade, o carnaval já passou e você não pode deixar para amanhã a língua que você pode aprender esse ano!