O assunto de hoje é “series francesas na Netflix”, um tema que agrada a muitas pessoas. Para muita gente (eu diria que para a grande e esmagadora maioria), assistir às séries favoritas é mais do que um passatempo. É também uma maneira de estar atualizado, de discernir e entender os modos e costumes de diferentes países.
Do mesmo modo, é uma forma de adquirir cultura e conhecimentos específicos. Nas séries de época, especialmente as baseadas em fatos históricos ou eventos importantes, há muita informação disponível.
Além disso, podem ser muito úteis para nos ajudar no aprendizado de uma língua estrangeira. Ao assistir a uma série numa língua que estudamos, ficamos mais familiarizados com o contexto — social, cultural e ideológico. Assim, entende-se onde idioma se encontra inserido.
Igualmente, adquirimos uma melhor compreensão oral, nos sentimos mais encorajados a usar a língua estrangeira. É possível até descobrir novas gírias e expressões coloquiais.
Onde encontrar séries francesas?
Nos últimos anos, os países francófonos têm produzido programas televisivos de altíssima qualidade, chamando a atenção do mundo inteiro. As séries francesas conquistam cada vez mais espectadores fiéis.
Dentro dessas produções se encontram seriados veiculados nas plataformas Netflix, Amazon Prime, Globoplay, entre outras. Também é possível encontrá-las em canais da televisão aberta e a cabo.
Com um “menu” muito variado, os seriados em francês tratam dos mais diversos temas em gêneros distintos. Da comédia ao drama e o épico. Há alternativas para todos os gostos, inclusive os mais exigentes.
Melhores séries francesas: Dix pour Cent
Sucesso absoluto na França e no mundo inteiro, Dix pour cent começou em 2015 e continua até hoje. Produzida pelo canal France 2 e disponível na Netflix, o seriado tem como cenário principal a agência de atores A.S.K.
Daí vem seu título: os 10% do valor recebido pelos atores e que deve ficar com os agentes da A.S.K. E é isso que gera bastante competitividade entre eles. Falando assim parece que o argumento gira em torno de uma corrida pelo dinheiro ou manutenção do emprego. Mas não é nada disso.
A série é leve, divertida e cheia de situações com as quais nos identificamos. Ainda que nosso emprego seja completamente diferente daquele apresentado na série. E ela vai muito além do mundinho dos atores com egos do tamanho da Torre Eiffel e empresários estressados.
Cada episódio trata com delicadeza e inteligência assuntos como racismo, relacionamentos familiares, crises conjugais, machismo e muito mais. A trama se constrói com a ajuda de quatro personagens centrais.
- O generoso e atrapalhado Gabriel Sarda (Grégory Montel)
- O ambicioso Mathias Barneville (Thibault de Montalembert), que leva uma vida “dupla”;
- A intensa e determinada Andrea Martel (Camille Cottin), que apesar de pouco simpática é extremamente competente
- E Camille (Fanny Sidney), filha do casamento “paralelo” de Gabriel
Somam-se a esse quarteto várias celebridades francesas de peso, representando as estrelas do showbiz com seus chiliques de estrelismo. Já passaram pelos episódios nomes importantes como Juliette Binoche, Isabelle Hupert, Jean Dujardin, Léa Seydoux e Jacques Audiard.
Por que assistir Dix pour cent?
Se ainda é necessária mais uma razão para assistir a Dix pour cent, aqui está: Paris! Sabemos que já é quase um clichê essa cidade incrível aparecer numa história que se passa na França. Ainda assim, “Paname” aparece em todo seu esplendor em diversos momentos dessa ótima opção de séries francesas.
A agência se encontra no 1er arrondissement, área central de Paris que congrega diversas maravilhas. Exemplos são o museu do Louvre, a rue de Rivoli, o Palais-Royal, e tantas outras preciosidades.
Por fim, a última dica sobre este seriado moderno e dinâmico: se você é cinéfilo, prepare-se. Veja a série e anote as milhares de referências a outros filmes, cineastas e produções históricas!
Essa é somente mais uma prova de que realmente ganhamos muito conhecimento em cultura pop, ademais das vantagens que já mencionamos aqui.
Acima você encontra o trailer em francês da primeira temporada. Somente para dar um gostinho dessa trama ótima que mereceu ter conquistado audiências do mundo inteiro. A versão legendada em português você encontra disponível no site oficial da Netflix.
Melhores séries francesas: Versailles
Outra sugestão de séries francesas para maratonar e curtir: Versailles. Com uma temática, cenário e época completamente diferente da anterior, Versailles é um seriado de ficção histórica. Como o título revela, a trama se passa no famosíssimo palácio, durante o reinado do Rei Sol, Luís XIV, aqui vivido por George Blagden (ator conhecido pela série Vikings).
O seriado é uma coprodução entre Canadá, França, Reino Unido e Estados Unidos, e foi lançada no Brasil pela Netflix. A série, que também iniciou em 2015, está longe de ser tedioso e somente para os amantes da história francesa.
Este é só um pano de fundo para as inúmeras narrativas que se entrelaçam e alinhavam com a vida do rei. Uma corte que vive em festas para se livrar do tédio disfarça traições, puxadas de tapete, interesses e mentiras.
Mais cedo ou mais tarde, estas transparecem e geram conflitos, viciando o telespectador. Não falta também um tanto de “veneno”, sexualidade e até um pouco de sangue, embora na dose certa, sem intoxicar.
Por que assistir Versailles?
Atenção especial ao figurino riquíssimo, que consegue com sucesso nos transportar para os luxos do século XVII. Nesse sentido, se destacam igualmente as locações, pois além de obviamente mostrar o palácio em questão, muitos outros castelos também foram usados para as cenas. Entre eles, preste atenção nos:
- Vaux-le-Vicomte (localizado a 50 km de Paris, uma visita imperdível)
- Champs-sur-Marne (construído para dois financeiros de Luís XIV)
- Maisons-Laffitte (em Yvelines, região de île-de-France)
- Pierrefonds (no departamento de Oise)
Dentre os personagens que merecem destaque estão a rainha Maria Teresa de Áustria (Elisa Lasowski). Ela que fazia vista grossa para os casos e amantes do marido. Veja também Henriqueta Stuart (Noémie Schmidt), prima do rei. Ela fugiu da Inglaterra ainda na infância, e na fase adulta se torna uma das amantes do rei Sol.
Por fim, preste atenção ao Monsieur Philippe, duque de Orléans e irmão do rei (Alexander Vlahos). É um jovem que vive a sexualidade de forma plena, atraindo as atenções de muitas pessoas na corte, mas não apenas por isso. Sua amabilidade contrasta com ambição e megalomania do irmão, que lança mão até de crueldades, justificando-se de diversas formas.
Como não poderia deixar de ser, acima há uma palhinha em forma de trailer (em francês) dessa produção “absoluta”. Novamente, a versão legendada em português você encontra disponível no site oficial da Netflix.
E aí, vamos preparar a pipoca e assistir a essas séries francesas incríveis no idioma local? Et hop, c’est parti!