Você já pensou em melhorar na hora de escrever em francês? Bom, nossa conversa de hoje é justamente sobre essa proposta de melhoramento. Mas, antes de entrar nesse assunto, a pergunta que fazemos é: como está a sua habilidade na escrita em francês? Ruim? Mais ou menos?
Tudo bem, não tem problema, é totalmente possível dar um up nisso! E explicamos o porquê e como em seguida, acompanhe o texto com atenção.
Competências para escrever em francês
As famosas competências em língua estrangeira são divididas em 4 e podem ser aprimoradas. A escrita, fala, compreensão auditiva e leitura, podem ser melhorar em qualquer etapa do processo de aprendizado.
Como tudo na vida, especialmente no que diz respeito a estudos, precisa de dedicação, tempo e estratégias. Estas devem facilitar a caminhada em direção ao objetivo sonhado. A parte da dedicação e tempo é com você, o resto irei te ajudar!
Aqui vou sugerir uma série de estratégias que vão auxiliar no aperfeiçoamento da sua produção na hora de escrever em francês. Vamos começar?
Como começar a escrever em francês?
O primeiro passo para escrever em francês consiste em analisar o tema sobre o qual deseja dissertar. Você tem conhecimentos sobre o assunto? Se não, o ponto de partida está em fazer algumas leituras e pesquisas para ter subsídios e informações. Somente então é possível discutir ou apresentar suas ideias no papel.
Além disso, as leituras prévias são de grande valia para a aquisição de novo vocabulário e de novos dados. Vale dizer que não devemos ler em língua francesa apenas para efetuar uma redação. A leitura deve ser frequente, de preferência todo dia um pouquinho.
Se já possui conhecimentos sobre o assunto do qual vai tratar, já pode seguir para a etapa subsequente. Esta nada mais é do que organizar os conceitos e noções que você já tem a respeito.
Assim, para uma organização eficaz e posterior encadeamento de ideias, escreva uma lista dos principais aspectos relativos ao assunto. Por exemplo, se a proposta é compor uma redação sobre o meio ambiente, faça uma lista partindo do conceito de meio ambiente.
Sua importância, os problemas, as soluções e, finalmente, a conclusão com uma síntese de tudo o que foi apresentado. Sempre deixando algum “gancho” para reflexão ou debate para seu leitor.
O desenvolvimento de um texto em francês
A partir dessa sequência, você já pode começar a desenvolver melhor o seu texto. Inicie com a definição central, que nesse exemplo é o meio ambiente. Para explicar e delinear o assunto, use frases curtas, as quais poderão ser ampliadas aos poucos. Vou exemplificar abaixo para escrever em francês de forma mais contínua.
Tema: Environnement (Meio ambiente)
Conceitos centrais: a) conjunto dos elementos da natureza; b) seres vivos; c) componentes não-vivos como água, rochas, ar, fogo, metais; d) condições climáticas; e) ecologia.
Agora observe como pode desenvolver um pouco mais desses pontos em diante:
- Conjunto de elementos da natureza, tais como flora e fauna. Além de recursos naturais e fenômenos que envolvem o clima e a manutenção da vida no planeta.
- Seres vivos, como plantas, animais, vírus, bactérias e fungos, que interagem entre si e com os demais elementos naturais. Participam igualmente do equilíbrio da Terra. Neste grupo, encontram-se os seres humanos, que, por meio de suas ações — muitas vezes descuidadas — exercem uma particular influência nessa dinâmica.
- Componentes não-vivos, como água, rochas, ar, fogo, metais. Também formam parte do que chamamos de meio ambiente, pois alguns deles funcionam inclusive como habitat para os seres vivos. Outros aparece como composição do próprio planeta, como no caso dos metais.
- Condições climáticas, todos os eventos e fenômenos como vento, chuva, neve e tantos outros.
- Ecologia, a ciência que explica e estuda todo esse conjunto, mas também que auxilia a compreendê-lo para sua própria conservação. Tema da moda por sua importância.
A hora de escrever em francês
Desse ponto em diante, é possível tratar dos problemas que os componentes desses itens sofrem atualmente. É o caso da extinção de espécies, desmatamento ou esgotamento de recursos naturais.
Da definição, você amplia os dados e informações, chega ao cerne do debate apresentando a problemática que envolve esses elementos. Por fim, pode mencionar as prováveis soluções ou o que está sendo feito para resolver os dilemas.
Não se esqueça que, na conclusão você deverá resumir tudo o que apresentou ao longo da composição escrita. Logo que terminar, se puder, leia o texto em voz alta ou ao menos mentalmente com bastante atenção.
Essa é outra tática que costuma funcionar muito bem. Ao se colocar no lugar do leitor, você pode verificar se não deixou passar algum equívoco. Ou ainda se as ideias estão bem encadeadas, seguindo uma sequência lógica.
Ortografia e vocabulário do francês
Como escrever em francês se tenho dúvidas quanto à ortografia — a forma correta de escrever as palavras — ou me falta vocabulário para elaborar uma redação? Ademais da dica de leitura frequente que já mencionamos aqui, use um grande aliado, o dicionário!
O dicionário traz a grafia certa das palavras, proporciona sinônimos e oferece definições variadas. Aqui você também encontra exemplos de uso das palavras em contexto e não raramente, no caso de dicionários online, imagens.
Outra maneira de enriquecer o vocabulário é ouvir músicas em francês e acompanhar as paroles de chanson — as letras. O prazer de ouvir uma bela chanson française se alia à obtenção de mais conhecimentos na língua, mediante a descoberta de expressões e termos novos. Inclusive gírias em francês se forem músicas da atualidade.
Nessa mesma trilha, jogos como Le bonhomme pendu (em português, “jogo da forca”), palavras cruzadas e devinettes (enigmas) ajudam bastante. Principalmente no processo de aquisição de novos termos e na elaboração de frases e expressões mais complexas e longas.
Dicas para escrever melhor em francês
O estudo de frases de ligação é outra estratégia importantíssima para a produção de um bom texto escrito. Quer ver alguns exemplos?
- Introduzir o tema: D’abord, en premier lieu (primeiramente/em primeiro lugar);
- Agregar exemplos ou dados: de plus, en outre, de même (além disso, igualmente, da mesma forma);
- Expressar consequências: C’est la raison pour laquelle, c’est pourquoi (razão pela qual, é por isso que);
- Explicar algo: C’est-à-dire, en effet, étant donné que (isto é, na verdade, tendo em conta que);
- Concluir: Ainsi, puisque, en fin de compte (assim, uma vez que, afinal das contas).
Outro conselho muito útil que damos aqui é praticar todos os dias um pouco. A escrita, assim como muitas outras atividades intelectuais, precisa de prática e hábito. Fazer exercícios escritos diariamente não apenas é necessário como também é o melhor caminho para ganhar mais segurança.
Este método se encontra, ademais, com outro igualmente importante e essencial: motivação. Por que escrever, especialmente na língua estrangeira que estou aprendendo?
Parta da premissa de que escrever em francês (frequentemente!) favorecerá um aprendizado muito mais eficaz e ligeiro. Além disso, te tornará mais seguro no uso da língua.
Afinal, como escrever em francês
Vou resumir aqui as dez principais estratégias para escrever em francês um bom texto:
- Analise o tema sobre o qual vai escrever;
- Leia a respeito do assunto;
- Leia textos variados diariamente;
- Comece com o conceito central do assunto e desenvolva os demais aspectos. Siga a sequência: conceito central – elementos envolvidos – problemas – soluções – síntese final;
- Leia o texto que escreveu em voz alta ou mentalmente;
- Verifique a sequência lógica, encadeamento e a ortografia;
- Use dicionários, jogos, letras de música para ganhar mais vocabulário;
- Aprenda frases de ligação;
- Pratique a escrita;
- Motive-se sempre.
Tenha em mente sempre que o processo de aprendizado não acontece da noite para o dia e nem deve ser apressado. Ele deve manter um ritmo constante, sem perder o foco e a motivação.
E aí, vamos pegar um papel e caneta para escrever em francês sobre um tema da atualidade? Alors, on y va!