A fonética e pronúncia francesa é uma das questões mais difíceis no aprendizado desse idioma. Agora, nós vamos abordar a vogal “E” com explicações e alguns exemplos para acabar com as suas dúvidas. Afinal, esse é um assunto de vital importância tanto para os curiosos iniciantes quanto para os intermediários que já tem um pouco mais de experiência.
A partir do momento em que você tem mais envolvimento com a língua, a tendência é que veja surgir a necessidade de se aprofundar no idioma francês. Por isso, a temática sobre fonética e pronúncia do francês vai abranger três anotações com a letra E. Então, vamos treinar com algumas palavras abaixo e que podem ajudar a aprimorar a sua pronúncia?
Fonética e pronúncia do francês com a Vogal E
1 – [ə] Som relativamente mudo
- Le
- Genou
- Que
- Dessus
- Repas
- Petit
- Vendredi
- Samedi
O que eu quero chamar a atenção aqui é que quando somos iniciantes, a tendência é pronunciar a vogal E de maneira normal. Ou seja, é indispensável que a gente comece a notar essa diferença pouco a pouco ao praticar a conversação.
2 – [e] Som normal de E com a entonação da boca quase normal
Para que o E tenha o som desejado durante uma conversação em francês, conta-se com um acento agudo ou ainda uma consoante que acompanha a vogal na mesma sílaba. Isso acontece porque a consoante está ali somente para dar ainda mais força para que o E possa existir. Confira alguns exemplos a seguir:
- Thé
- Musée
- Écrit
- Parler/cahier
- Zéro
- Et
- Différent
- Désolé
3 – [ɛ] Vogal pronunciada com a boca mais aberta.
Esse é o “é” aberto que nós conhecemos. Aos poucos, a gente vai conseguir acertar a entonação deste último item pertencente a lista de fonética e pronúncia do francês referente a utilização da vogal E. Neste ponto, a sugestão que eu dou é fazer uma pronúncia com a boca mais aberta até atingir esse E.
Vale salientar que se torna possível achar até duas ou três maneiras distintas de pronunciar e utilizar a vogal E em uma mesma palavra na língua francesa. Quer ver mais alguns exemplos para entender?
- Être (aberto no primeiro, fechado no segundo)
- Frère / Père
- Après
- Très
- Problème
- Même
- Fête
- Merci
É indispensável que você entenda e avalie se cada palavra possui algumas características específicas. Dá para ver que o acento grave concede essa entonação diferenciada a vogal. Por exemplo, o “Merci” foi um termo que eu fui descobrir a sua entonação correta somente quando fiz laboratório de fonética. Antes disso, eu ficava falando a palavra de maneira errada e achando que estava pronunciando corretamente.
Afinal, há algumas regras estabelecidas no idioma francês, só que também existem exceções a essas normas. O meu objetivo foi apenas passar esse tema de modo geral, simples e assertivo para que vocês pudessem entender, sem a obrigatoriedade de decorar nada.
Como eu sei como se pronúncia corretamente em francês?
Na questão de fonética e pronúncia francesa relacionada a vogal E, há palavras que contam com mais ou menos abertura na hora da fala. Portanto, o que você viu até aqui é o resumo de como tudo isso funciona nesse outro idioma. Mas, como a gente sabe realmente como pronunciar um termo?
Caso você seja um aluno de nível intermediário, eu sugiro que você adquira um dicionário de francês e nem tem a necessidade de ser unicamente um exemplar físico. O fato é que você precisa ter um dicionário por perto, seja online ou físico. Já que o dicionário permite que você encontre com facilidade qualquer palavra que deseja. Todavia, a serventia do dicionário não se limita a isso, não!
Não sei se você já se deu conta, só que o dicionário também conta com anotações fonéticas que indicam tanto como você deve pronunciar quanto a forma certa de escrever as palavras. Isso porque há um alfabeto fonético, que pode ser achado em qualquer lugar da rede mundial de computador.
Esse é um alfabeto com alcance global, como se fosse uma espécie de língua própria. Sendo assim, você consegue ter uma boa base de como efetuar a pronúncia francesa da palavra que quer sem muito esforço. No fim das contas, o ideal é que vocês não se esqueçam dessa lição e continuem treinando bastante! Simplesmente, esse é o segredo para que a sua língua fique arredondada e você passe a se garantir cada vez mais no idioma francês. Continue praticando!