Nos dias de hoje, a possibilidade de aprender um segundo idioma nunca deve ser jogada fora. Além disso, a rede mundial de computadores facilitou consideravelmente essa tarefa, não é? Por isso, os interessados podem conhecer os verbos mais usados em francês com alguns poucos cliques. Quer saber como fazer isso? Vamos em frente!
Com as próximas dicas, você vai conhecer os 15 verbos mais usados em francês, ou seja, aqueles termos mais relevantes. Eu confesso que se soubesse disso quando comecei a estudar o idioma, eu teria alcançado a fluência com mais velocidade e praticidade. Mas, chega de papo e vamos iniciar a aula!
Lista com os verbos mais usados em francês
A primeira coisa que você deve saber é o que é um verbo. Basicamente, um verbo é uma ação. Então, nada melhor para se comunicar com as pessoas do que com ações. Afinal, nós estamos falando de ações a todo o momento. Por exemplo, o verbo falar se trata de uma ação. Para otimizar o seu aprendizado, confira a lista a seguir!
1. Être – Existence / État
Être quer dizer “eu sou” ou “eu estou”.
2. Avoir – Choses / Âge / Sensations
Em tradução livre: Choses, Âge ou Sensations, respectivamente coisas, idade e sensações. Em português, nós falamos: eu estou com frio, estou com calor, estou com fome, etc. Você pega o verbo, a preposição e a sensação. No francês, é ainda mais fácil porque você usa apenas o verbo avoir + sensação. Tais como: Sono, fome, sede, frio, etc.
Mas, vale lembrar que as frases são somente com o verbo avoir e a sensação em questão, sem a utilização de qualquer preposição:
3. Aller – Déplacement / Futur Proche
Aller se refere a ir, ou seja, o ato de se deslocar ou quando se trata de um futuro próximo. Na lista dos verbos mais importantes em francês, o aller é um verbo auxiliar que expressa uma ação futura.
4. Faire – Activités de loisirs / Tâches ménagères
Faire é um verbo irregular e que demanda muita atenção para não se confundir. O significado? Fazer. Mas, o que podemos fazer? Atividades de lazer e tarefas domésticas. Só tem uma diferença referente à utilização de preposição para diversão, enquanto se refere a atividade doméstica se usa direto o artigo definido.
5. Dire – Qu’est-ce que tu as dit ?
Eu realmente adoro o verbo “dire”, que significa “dizer”. A frase “Qu’est-ce que tu as dit?” em tradução livre é “o que foi que você disse?”. Todavia, esse verbo exige muito cuidado na hora da leitura porque é uma palavra que muda o seu radical.
6. Vouloir – ” Je veux faire un gâteau ”
Entre os verbos mais importantes em francês, vouloir quer dizer “querer”. A sentença logo acima significa “eu quero fazer um bolo”. Esse é um termo bastante relevante porque são verbos de modo e facilitam o domínio do idioma no passado e presente. Portanto, quem aprende a utilizar essa expressão consegue se virar muito bem.
7. Pouvoir – ” Je ne peux pas aller au musée ”
O verbo pouvoir é uma palavra que auxilia na realização de outras ações, bem como indica que há possibilidade. Por exemplo: a frase “Je ne peux pas aller au musée” quer dizer em português “eu não posso ir ao museu”.
8. Devoir / Falloir – Faire comme il faut / ” Il faut savoir “
Quando se refere a uma obrigação, o ideal é utilizar o devoir que significar ter que ou dever. Já o falloir é um verbo impessoal. Não entendeu? Dê uma olhada nos exemplo: “Fair come il faut“ ou fazer como se deve em português e “Il faut savoir” (tem que saber).
9. Prendre – le taxi / le petit déjeuner
Neste caso, prendre tem a ver com pegar um táxi e tomar o café da manhã (le petit déjeuner). É necessário procurar por material e outras aplicações em frases para reforçar esses significados distintos para não cometer erros na hora de se explicar.
10. Mettre – la table / le manteau
O termo mettre nada mais é do que colocar a mesa (la table) ou o casaco (le manteau).
11. Arriver
Arriver é chegar. Mas, vale salientar que a partir daqui, a lista com os verbos mais importantes em português passa a se focar em termos de movimento ou deslocamento. Quando você se concentra em esmiuçar e se aprofundar nessa lista, é provável que se torne capaz de se comunicar em francês de maneira satisfatória.
12. Partir
Isso mesmo! Partir possui a mesma grafia da língua portuguesa e conta ainda com o mesmo conceito: ir embora. Fui, vazei, tchau!
13. Entrer / Rentrer
Quando você pensa em entrer e rentrer, a dica é se lembrar do movimento para dentro e fora de uma casa. Respectivamente, significa entrar ou voltar de onde você estava. Ou simplesmente, voltar para a casa, no caso do rentrer.
14. Sortir
A tradução de sortir é sair, só que esse verbo possui a mesma terminação que o partir citado anteriormente. Sortir também pode ser “tirar”, por exemplo: Je vais sortir un mouchoir de ma poche (vou tirar um lenço do meu bolso) ou então : Je vais sortir la poubelle (vou tirar o lixo).
15. Rester
Rester (ficar) quando você não quer nem sair e tampouco entrar. Aquela vontade de apenas ficar ou permanecer. Ou seja, “Rester”. Mas, aqui fica uma dica para quem também está estudando inglês ao mesmo tempo em que a língua francesa. Fique atento para não confundir rester com o verbo descansar em inglês (to rest).
Pegou toda a lista com os verbos mais utilizados no idioma francês? Então, copie essa relação inteira e se debruce sobre ela. Tire o máximo proveito porque esse é um conteúdo muito rico para quem está começando a estudar francês agora.
No entanto, é preciso que você se dedique para realmente faça a diferença e acelere o seu aprendizado. Procure verificar todos os exemplos nos tempos verbais, avaliar outros exemplos e até ampliar o seu vocabulário. Afinal, você foi apresentado aos verbos mais importantes em francês e este pode ser um atalho para a sua fluência!
Se preferir, acompanhe esta aula no vídeo abaixo!
3 Comments
REALMENTE ESTA LISTA É MUITO IMPORTANTE. GOSTARIA, ENTRETANTO, QUE VOCÊ PUDESSE COLOCAR MAIS EXEMPLOS E ALGUMAS EXPRESSÕES USADAS COM ESTES VERBOS. OBRIGADO
Comecei a estudar francês recentemente. Excelente lista. Ajudou bastante. Merci.
J’adore