Falar sobre a história da Leroy Merlin ganhou ainda mais importância nesse momento, em que estamos todos em casa. Assim, para desfrutar do conforto do lar e tê-lo em boas condições, nada melhor do que uma bonita decoração. Nada como um ambiente iluminado e aconchegante, com peças diferentes e modernas, não é mesmo?
Pois foi justamente pensando nisso que lojas como a Leroy Merlin foram criadas. Para que a casa tenha nosso jeito e nos dê o acolhimento que desejamos. Seja após um dia de trabalho, curtir a família e amigos, ou ainda para se proteger em tempos de pandemia.
E, para nos ajudar a alcançar esse objetivo, essa famosa rede francesa percorreu um longo caminho. Finalmente, tornou-se uma referência mundial em construção, decoração e reformas. Vamos conhecer um pouco da história da Leroy Merlin?
Uma empresa familiar
O processo de fundação da rede começou em 1890, quando Madame Leroy vendia alimentos de porta em porta. O trabalho era feito na pequena comuna de Billy-Berclau, próxima à fronteira com a Bélgica.
Seu filho Adolphe decidiu abandonar o trabalho de mineiro para ajudar a mãe na venda dos produtos alimentícios. Assim, transformou o pequeno negócio em uma empresa de respeito, próspera e reconhecida nas imediações.
No entanto, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) trouxe a destruição à Billy-Berclau. Com isso, obrigou a família Leroy a se mudar para Nœux-les-Mines, na mesma região de Hauts-de-France.
Ali, os Leroy começaram a vender as toneladas de excedentes deixados pelo exército dos Estados Unidos em terras francesas. Estabeleceram em 1921 o novo negócio familiar: a loja “Au Stock Américain”. Entre os produtos deixados pelos americanos, havia bastante material para casa, como utensílios e materiais para construção e reforma.
Adolphe um dia tomou as rédeas da empresa dos Leroy, assim como seu filho, Adolphe Junior. Em 1923 ele assume a direção da companhia, contando posteriormente com a ajuda da esposa, Rose Merlin. Assim se iniciava a história da Leroy Merlin.
Surge a Leroy Merlin
Uma nova etapa se inicia, redirecionando o empreendimento que, mais tarde, passaria a ter o nome de Leroy Merlin. E essa junção de sobrenomes que batiza a empresa não é por acaso.
Rose participou ativamente da fundação e direção da nova imagem do negócio. Ela provinha de uma família que se dedicava há várias gerações às vendas de varejo em Labuissière. Dessa forma, tinha bastante conhecimento sobre comércio e mercados.
Com o passar dos anos — ainda sob o nome de “Au Stock Américain” — Adolphe e Rose analisam os negócios. Observaram que os materiais de reforma e decoração tinham muito mais saída do que produtos de outros tipos. Assim, encontraram o nicho definitivo da empresa, o qual ficaria registrado no slogan.
“On vit comme um roi dans un chalet Leroy” (“Vive-se como um rei num chalé Leroy”).
A partir dessa constatação, o casal decide vender produtos mais específicos para a casa. Exemplos eram ferragens, bricolagem, entre outros, que ainda sobravam dos abarracamentos dos oficiais estadunidenses.
No entanto, quando a empresa finalmente havia definido seu campo de atuação, veio a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foram obrigados a recomeçar e enfrentar as dificuldades daquele triste momento da história Leroy Merlin e do mundo.
Com sua habilidade comercial, o casal não apenas sobreviveu ao duro período, como prosperou de novo. Nos anos 1950, eles abrem lojas em cidades como Merlimont, Bruay-la-Buissière e Longueau.
Na década seguinte, “Au Stock Américain” deixa de existir com esse nome. A partir de então, assumiram de vez seus sobrenomes e os marcaram na história do comércio francês de sucesso.
O crescimento da história da Leroy Merlin
Ainda nos anos 1960, pontualmente em 1967, a Leroy Merlin continua com seu espírito de inovação. Inaugura em Nœux-les-Mines a primeira loja de autoatendimento na área de bricolagem, reformas e jardinagem.
Durante essa etapa, outras lojas foram abertas em outras cidades francesas, levando a uma ampliação ainda maior da companhia. Nessa dinâmica comercial, os Leroy Merlin decidem incluir no capital, em 1979, a família Mulliez.
Dois anos mais tarde, os Mulliez assumem completamente a direção da empresa, que já contava com 33 lojas em território francês. Assim, transformam a Leroy Merlin em uma gigante internacional do mercado de construção, decoração e cuidados para o jardim. Suas lojas chegam a Espanha, Bélgica, Portugal, Itália, Grécia, Brasil, Rússia e China.
Já nos anos 2000, a companhia é rebatizada para “Grupo ADEO”. Para continuar com os clientes que guardavam a referência antiga e respeitavam a marca, os sócios mantiveram nas lojas o nome de Leroy Merlin. Ainda hoje, porém, o triângulo verde da marca remetendo ao telhado de uma casa é imediatamente reconhecido internacionalmente.
Modernizando a comunicação
Atualmente, a empresa ainda conserva a essência de aperfeiçoamento e vanguardismo, que são suas marcas desde os primórdios. Além de contar com as redes sociais, a Leroy Merlin tem canais no YouTube em cada um dos países onde se encontram suas lojas.
Lá, disponibiliza vídeos variados com dicas para deixar a casa ainda mais bonita e a preço acessível. Também aparecem macetes e truques para escolher pisos e louças, mudar o revestimento do apartamento e não errar na compra.
Até minicursos de bricolagem podem ser encontrados nas redes da Leroy Merlin mediante vídeos explicativos e de fácil acesso.
A história da Lerou Merlin é ajudar
Mas engana-se quem acredita que a empresa deseja fidelizar seus clientes para garantir o sucesso nas vendas tão bem consolidado. O Grupo ADEO também tem um compromisso social forte, a ponto de ter criado em 2006 a Fundação Leroy Merlin.
Seu principal objetivo consiste em melhorar a moradia de pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa fundação é conduzida pelos colaboradores do grupo, sob a regência do ergoterapeuta Frédéric Morestin.
Ele trabalha na empresa com o firme propósito de atender às demandas de famílias com deficientes físicos. Assim, acompanha a reforma de suas casas, especialmente dos banheiros — locais de mais risco — e viabiliza a troca de experiências entre todos.
Em 2018, 185 colaboradores realizaram 86 projetos, totalizando o valor de 800.000 euros em reformas.
Outro compromisso da empresa é com o meio ambiente, assunto que está sempre presente em seus vídeos e postagens. Há uma loja em Valença, por exemplo, que funciona com o uso de energia positiva.
A companhia também disponibiliza produtos e equipamentos com baixo consumo de energia elétrica, materiais recicláveis, entre outros.
Agora você já conhece a história da Leroy Merlin e seu sucesso. Ao ver esse percurso, não restam dúvidas de que a Leroy Merlin conhece muito bem a essência da frase “Foyer doux foyer” (“Lar doce lar”).
8 Comments
Gostei muito da história da LeroyMerlin
Linda e uma forte história. Um exemplo a ser seguido e ainda com consciência ambiental. Parabéns. Estou na seleção por uma vaga na loja Tanque Jacarepaguá Rj, espero firmemente fazer parte da família Leroy Merlin e prosperar.
Ótimo e um exemplo de coisas boas para o mundo parabéns por sua existência obrigado
Linda e uma forte história. Um exemplo a ser seguido e ainda com consciência ambiental. Parabéns. Estou na seleção por uma vaga na loja Tanque Jacarepaguá Rj, espero firmemente fazer parte da família Leroy Merlin e prosperar.
Tenho um carinho especial pelas lojas Leroy Merlin pelo bom atendimento prestados pelos seus colaboradores. E, também, pela grande variedade de matérias para bricolagem e construção.
Uma historia fantastica, depois de passar pelo sofrimento de duas guerras mundias,hoje é uma empresa gigantesca que se preoculpa com o proximo e com o meio ambiente.
Parebens
Estou extremamente impressionado com a história da família, Leroy Merlin.
Gostaria de conhecê-los, os donos.
Foram abençoados por Deus, espalharam está benção pelo mundo.
Tel. 21-97224-7179 SAP
Bonita e comovente história.