Desde que me tornei professora de francês uma das perguntas que mais escuto é: em quanto tempo serei fluente?
Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, mas com certeza é em menos tempo do que imagina e há uma estratégia para que isso aconteça.
Quero deixar claro desde o início desse nosso “papo”, que a tão sonhada e almejada fluência só vai se tornar realidade quando você escolher por ela e entender a importância que essa decisão vai ter em sua vida.
De uma maneira rápida e direta, está em suas mãos ser fluente em francês.
Com certeza você já sonhou em ganhar na loteria e acredito até que já tenha feito planos com a “bolada”, certo?
Não há nenhum problema nisso e sabemos que esse tipo de jogo é uma questão de sorte (ou azar), mas destaco duas coisas dessa minha colocação:
• Você só terá chance de ganhar ao fazer uma aposta (pode ser um jogo simples);
• Ganhar é sorte e está relacionado ao acaso e não ao seu desejo.
Agora, quando o assunto é a fluência, a abordagem é completamente diferente.
Você pode ter uma vontade enorme de falar francês, porém, fazer com que isso deixe de ser um desejo e se torne realidade é empenho e não sorte.
Ninguém evolui na vida ou na carreira por sorte, uma coisa eu posso afirmar com os meus anos de experiência como professora: não somos frutos do acaso e sem saber para onde se quer ir qualquer caminho serve.
Ao analisar seu momento de vida e perceber todas as maravilhas que fez até aqui vai entender que teve muito trabalho e dedicação por trás disso e que tudo o que conquistou veio por mérito.
Lógico que uma pitada de sorte também faz bem para a alma e sou uma pessoa positiva suficiente para acreditar que ela é aliada de quem merece…
Eu tenho várias dicas de como fiz para me tornar fluente e selecionei algumas para dividir aqui com você.
Cada uma delas tem um sentido na lógica do aprendizado.
Vou começar pela MOTIVAÇÃO, afinal sem isso não conseguimos nem sair da cama, não é mesmo?
O que te motiva a falar um novo idioma?
Pare por alguns segundos antes de continuar a ler esse texto e imagine como seria a sua versão falando francês.
Você moraria em outro país, iria aproveitar essa habilidade para garantir um emprego melhor ou viajaria sozinho(a) para uma aventura digna de filme?
Seja muito sincero(a) nesse momento, pois só assim vai conseguir!
Quanto mais tangível for o seu desejo, mais chances você terá de alcançá-lo em um espaço de tempo menor.
Outra dica é que aprender um novo idioma depende de ORGANIZAÇÃO e DISCIPLINA, verdade seja dita, tudo o que decidimos fazer em nossas vidas dependem disso.
Colocar metas, estabelecer horários, prazo e fazer o devido acompanhamento são ótimas estratégias para registrar o seu crescimento.
Tem que PRATICAR para avançar e melhorar.
Não existe fluência sem prática, afinal, até para falar sua língua materna você demorou, foi um processo longo e gradual e você nunca desistiu!
Com um novo idioma é igual! A diferença é que com uma boa metodologia e com o conhecimento que possui hoje o processo será bem mais fácil e rápido.
Mesmo assim, tem que praticar! Ninguém é craque sem antes ser um bom jogador!
Mais uma vez vou ilustrar o que quero dizer: preste atenção em uma criança, em seu processo de aprendizado. Ela tem sede de aprender, sua capacidade de observação é infinita e ela não fica presa ao que não sabe. Simplesmente pega as informações que lhe fazem sentido e reproduz.
Não é incomum a criança, quando está aprendendo a ler, REPETIR placas e avisos que ela enxerga simplesmente pela felicidade de que aquilo faz sentido para ela e ela quer dividir em alto e bom tom sua conquista, sua nova COMPETÊNCIA.
O match perfeito para a fluência é aprender com prazer. É essa relação que vai lhe render ótimos resultados. Aproveite e selecione assuntos, filmes e séries com temáticas que tenham maior AFINIDADE.
Ter que lidar com um novo idioma e com uma temática que odeia, não vai rolar…
Coloque o aprendizado dentro da sua rotina e associe essa atividade como um momento prazeroso, um hábito impossível de ser ignorado.
Lembre-se, não existe o momento certo e ideal para começar, só existe a sua vontade em transformar um desejo em realidade.
Eu afirmo isso, pois foi assim que me tornei fluente!
Te convido a conhecer todas as técnicas que usei para me tornar fluente em francês em:
A propósito, no meu canal do Youtube tem muito conteúdo de qualidade que vai te ajudar na fluência e lógico, que ser um aluno FCM é a cereja do bolo desse processo.
E antes de eu terminar quero que me responda: o que é ser fluente para você?
Assista ao vídeo e veja o que é ser fluente para mim.