Neste caso, o amor incondicional é pelo cinema.

A França é um país que tem a cultura no seu DNA e foi lá, na cidade luz, que um dos principais marcos da história do cinema aconteceu. 

No dia 22 de março de 1895, os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram uma imagem em movimento na parede do Grand Café, em Paris. Essa é considerada a primeira exibição pública cinematográfica e um grande passo para a indústria do entretenimento.

Os franceses se orgulham muito pelo feito e isso favoreceu para que outros nomes franceses se responsabilizassem pelo desenvolvimento e consolidação da sétima arte.

Talvez, não fosse pelos franceses, não teríamos os grandes filmes, quiçá as séries.

A França é protagonista do cinema europeu até os dias de hoje. A quantidade de filmes produzidos, um público fiel e as grandes arrecadações de receita geradas por suas produções atraem investidores e os holofotes de todo o mundo.

Não é por acaso que é por lá que acontece o Festival de Cinema de Cannes, um dos festivais mais famosos e concorridos da sétima arte, que chega à sua 75ª edição neste ano. O evento ocorre entre os dias 17 e 28 de maio e terá o ator francês Vincent Lindon como presidente do júri. 

No Brasil, as produções americanas têm mais espaço nas telas dos cinemas, porém, quando saímos das salas de cinemas e vamos para às salas de TVs, o streaming nos abre um novo mundo e nos permite assistir a séries e filmes com conteúdo e paisagens que só um olhar francês é capaz de produzir.

Agora, se você também é fã do cinema francês e quer aproveitar ainda mais o conteúdo da sua série ou filme preferido, o ideal é assistir a versão original, ou seja, entender francês.

Quando usamos o recurso da legenda para acompanhar um filme em outro idioma somos obrigados a dividir nossa atenção entre o que está acontecendo na cena e o que foi traduzido. O diálogo dos atores passa por um processo de adaptação, para que o telespectador tenha tempo de ler e entender, com isso, palavras, frases e expressões são deixadas de lado.

Você já reparou que é comum você assistir a um filme em que os atores começam a falar e só depois a legenda aparece?

E o que fazer com o que foi dito nesse intervalo?

Quem vai contar para você?

Só há um meio de resolver esse “buraco”, entendendo o que está sendo falado. 

Você precisa que seus olhos estejam livres para acompanhar todos os detalhes da cena e os seus ouvidos apurados para compor toda a história para você.

Quando usamos o recurso das legendas cerca de 25% da nossa atenção fica presa nas palavras. Isso equivale a deixar passar “batido” ¼ dos detalhes importantes como uma expressão reveladora ou movimentos e ações essenciais para o entendimento do contexto do filme.

Acompanhar filmes ou séries em suas versões originais vai conectar você à proposta oficial do roteiro, sem intermediários.

Para contribuir com a temática e incentivar você a mergulhar no universo da língua francesa, separei minhas 3 séries francesas preferidas na Netflix.

Prepare a pipoca e aproveite o entretenimento para praticar o seu francês e, ao invés da legenda, acione o FCM para garantir seu espaço no tapete vermelho do mundo do cinema.

LUPIN

Amor incondicional ao cinema
Divulgação

Não dá para parar de assistir! Já foram 2 temporadas. Estamos aguardando a terceira parte prometida para esse ano! E vale ressaltar que Lupin é a 3ª série mais assistida da história da Netflix.

A história segue o ladrão profissional Assane Diop, único filho de um imigrante senegalês que foi para França em busca de uma vida melhor para seu filho. O pai de Assane é acusado de roubar um caro colar de diamantes ao seu patrão, o rico e poderoso Hubert Pellegrini, e se enforca em sua cela de prisão de vergonha, deixando o adolescente Assane órfão. Vinte e cinco anos depois, inspirado por um livro sobre o cavalheiro ladrão Arsène Lupin que seu pai lhe dera no dia do seu aniversário, Assane começa a se vingar da família Pellegrini, usando o seu carisma e domínio do roubo, subterfúgio e disfarce para expor os crimes de Hubert.

DIX POUR CENT

Amor incondicional ao cinema
Divulgação

Foram 4 temporadas incríveis! 

A história se passa na agência de talentos ASK.  Matias (Thibault de Montalembert) é o verdadeiro empresário que tem um olhar para os negócios, Gabriel (Grégory Montel) o sonhador, amante das artes e de atores, e Andrea (Camille Cottin) é uma femme fatale que poderia ser uma estrela. Camille vai viver para Paris e aproveita a oportunidade de ser assistente de Andrea. Cada episódio da série apresenta um cliente da agência que é interpretado por alguém conhecido do público vivendo sua versão ficcional.

PLAN COEUR

Amor incondicional ao cinema
Divulgação

Foram 3 temporadas. 

A versão no Brasil ficou conhecida como “Amor Ocasional”. Ela acompanha Elsa, uma jovem que não consegue entender por que nunca tem sorte no amor. Com a melhor das intenções, suas amigas Charlotte e Emilie bolam um plano. Contratar um acompanhante para que Elsa recupere sua autoconfiança. Obviamente, nem tudo sai como planejado. Essa série me prendeu do início ao fim porque fala de amizade, de amor de forma original e cômica. Eu adoro comédia romântica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?