O Canadá é um país incrível, multicultural, diverso e progressista, que acredita na importância da imigração para o enriquecimento da sua cultura e crescimento.
Conta com uma população composta por pessoas de diversas origens, no entanto, a cultura francesa é uma das mais influentes do país, sendo responsável por moldar a identidade canadense de forma significativa.
A história da colonização francesa no Canadá remonta ao século XVI, quando o explorador Jacques Cartier chegou à costa do Quebec. Nos séculos seguintes, os franceses estabeleceram colônias na região, que se tornaram conhecidas como Nova França.
A cultura francesa deixou uma marca profunda no Canadá, influenciando a língua, a religião, a culinária, a arquitetura e as artes.
A língua francesa é falada por cerca de 7 milhões de pessoas no Canadá (23% da população) e na província de Quebec é a língua oficial, o que reforça a presença das tradições francesas nas pessoas.
O Canadá é um país jovem e suas festividades mostram o seu lado acolhedor e o quanto sua população gosta de festejar e celebrar a vida, além de enfatizar o orgulho por sua história, sua origem e conquistas.
Algumas datas merecem destaque como o Dia de São João Batista e o Carnaval de Quebec, que a cada ano atraem um número maior de turistas de todos os lugares do mundo.
O Dia de São João Batista, dia 24 de junho, também conhecido por Dia Nacional de Quebec, la Saint Jean, ou Fête nationale du Québec, é um feriado importante para toda a província de Quebec em que comemora o aniversário de nascimento do seu padroeiro, São João Batista. Nessa data as ruas da província se transformam em um grande palco de luzes, festas, desfiles, shows e espetáculos com fogos de artifício e festas.
O Carnaval de Quebec é outra data imperdível e é considerado um dos maiores eventos de neve do mundo. Acontece anualmente entre o final de janeiro e vai até o meio de fevereiro. É mais uma tradição dos colonos franceses, em sua maioria católicos, que se preparavam para a quaresma. Ao contrário do que vemos aqui no Brasil, por lá o grande atrativo são as baixas temperaturas e um carnaval que tem o gelo como um dos pontos fortes.
As principais atrações acontecem ao ar livre e os desfiles noturnos estão entre as atividades que mais chamam a atenção, com apresentações coloridas, com luzes e esculturas de gelo e a presença ilustre: o Bonhomme, um querido boneco de neve que é a mascote da festa.
A cultura francesa também está presente em outras esferas da vida canadense, incluindo as artes, a culinária e a arquitetura.
Nas artes, a influência francesa pode ser vista na pintura, na escultura, na música e na literatura. Alguns dos artistas mais famosos do Canadá têm ascendência francesa, como o pintor Jean-Paul Riopelle e o escritor Mordecai Richler.
A arquitetura francesa também é uma influência importante no Canadá. A cidade de Quebec é um exemplo da arquitetura colonial francesa, com suas ruas estreitas e suas casas de tijolos vermelhos e edifícios históricos com telhados íngremes e paredes de pedra.
A culinária é outro ponto em que percebemos a influência francesa e que tem pratos típicos como o tourtière, uma torta de carne picada, e o poutine, uma mistura de batatas fritas, queijo e molho.
O bilinguismo no Canadá
O Canadá é um país bilíngue, com o inglês e o francês como línguas oficiais e o bilinguismo é promovido por meio de políticas públicas, como o ensino do francês nas escolas de língua inglesa e o ensino do inglês nas escolas de língua francesa, principalmente na Província de Quebec.
Falar os dois idiomas é considerado um importante valor no Canadá, pois contribui para a diversidade cultural do país e é uma vantagem para os canadenses, pois abre oportunidades de trabalho e de estudo e permite a manutenção de suas tradições.
O Canadá como destino para os brasileiros
O Canadá é um destino popular para os brasileiros que querem viver em outro país. O país oferece uma qualidade de vida elevada, um sistema educacional de excelência e oportunidades de emprego em diversas áreas.
O Quebec é uma província do Canadá que é particularmente atraente para os brasileiros por ter uma cultura rica e vibrante e oferecer oportunidades de trabalho em áreas como turismo, tecnologia e serviços. Para ter acesso a esse mundo de possibilidades é imprescindível falar francês, afinal é a língua necessária para se comunicar com a população local, para acessar serviços públicos e conseguir trabalho e interação com toda a comunidade.
O francês é uma língua global, falada por cerca de 270 milhões de pessoas em todo o mundo e dominar o francês é ter uma chave (de ouro) nas mãos capaz de abrir oportunidades de trabalho e de estudo em diversos países, sem contar que aprender francês é uma experiência enriquecedora e prazerosa. O francês é uma língua bonita e melodiosa e você vai perceber que ele vai abrir um novo capítulo da sua vida e te levar a lugares que nunca imaginou.
Ter mais de um idioma fluente na vida faz uma grande diferença, pois permite que você faça escolhas de acordo com o seu sonho.
Pense nisso e fale francês!
Texto escrito em parceria com a empresa E-Visa Immigration.