Chegamos a mais um final de ano e o momento é de reflexão e avaliação de tudo o que fizemos ao longo dos últimos meses.
A passagem de 31 de dezembro para o 1º de janeiro acontece da mesma forma como todos os dias em termos de dia e hora, porém, o encanto do recomeço e a vontade de fazer mais e melhor nos enchem de esperança e trazem no imaginário (e na vida real) a oportunidade de encarar a vida como uma folha em branco em que podemos escrever uma nova história e permitir um futuro melhor.
No fundo sabemos que essa responsabilidade é nossa, não é mesmo?
Para animar ainda mais o seu final de ano não faltam boas histórias para contar sobre a origem das celebrações de ano novo e vou aproveitar esse espaço para dividir algumas curiosidades com vocês.
Você sabia que a palavra “Réveillon” tem sua origem no idioma francês e vem do verbo francês “réveiller”, que significa “acordar”? É o verdadeiro despertar para um novo momento da vida.
A palavra surgiu no século XVII e era sinônimo de eventos populares entre a nobreza, caracterizados por longos e chiques jantares, que iam noite adentro nas vésperas de datas importantes.
Os franceses conseguiram colocar em uma única palavra todos os significados e desejos do que se espera em um ano novo e hoje o termo é utilizado em grande parte dos países ocidentais para se referir à celebração que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do novo ano.
As primeiras comemorações de ano novo que se têm registro na história aconteciam na Mesopotâmia para celebrar o fim do inverno e início da primavera, o que acontecia entre os dias 22 e 23 de março do nosso calendário atual.
Essa celebração simbolizava o início de uma nova safra de plantação e era o momento em que as pessoas pediam por alimentos e fartura para o ano.
A data de 1º de janeiro foi estabelecida pelos romanos para essa comemoração e em 1582, com a adoção do calendário gregoriano (que utilizamos atualmente) pela Igreja Católica, a data de 1º de janeiro foi oficialmente adotada ao redor do mundo.
No dia 1º de janeiro também é celebrado o Dia Mundial da Paz, escolhido pela ONU como dia da Confraternização Universal e reconhecido por muitos países como um momento de confraternização, união e atenção pelo momento que estamos vivendo.
Agora que sabe um pouco mais sobre o “Réveillon”, o que acha de aprender algumas frases em francês para usar no ano novo?
Garanta o brinde desta virada de ano em francês e mentalize que esse será o seu idioma oficial em 2023!!
Salut!