Com cerca de 130 milhões de falantes, o idioma francês é um dos dez mais utilizados no planeta. Por isso, milhares de brasileiros se esforçam todos os dias para alcançar a fluência nessa língua. Mas, será que você está fazendo isso de maneira assertiva? Hoje, eu vou passar quatro dicas para te ajudar a aprender francês sozinho.
Eu quero falar de elementos que funcionaram comigo a estudar de maneira inteligente. Vamos lá?
4 dicas para te ajudar a aprender francês sozinho
1 – Não compre livro de métodos, a menos que você tenha um profissional para te dirigir
Infelizmente, muita gente compra livros de métodos no Brasil e paga caro por isso. Mas, se você não conta com um professor para lhe ajudar, não faça isso nunca. Economize esse dinheiro para comprar uma passagem aérea e bancar a sua viagem para um país que fale o idioma.
O fato é que eu gosto muito desse tipo de livro para ter um norte na hora do ensino, só que eu não utilizo apenas ele. O profissional de qualidade utiliza o livro de métodos, sim. Só que ele não deve se limitar a esse conteúdo porque vão faltar elementos. Além disso, a forma de aprendizagem também vai se tornar maçante para o aluno.
Ou seja, o livro de método é o roteiro, o professor é o diretor e o aluno é o artista. É um conjunto que deve trabalhar em harmonia. Sendo assim, somente um livro para quem está começando a estudar o idioma não é o correto e tampouco é eficiente.
E quem não quiser contratar um professor? Não tem problema, algum. Muita gente faz isso nos dias de hoje, eu mesma consegui uma grande evolução por conta própria no começo.
Então, a minha primeira sugestão das dicas para melhorar teu francês é não investir em um livro de método sem a devida orientação. No lugar, dá para comprar livros de gramática progressiva.
2 – Em viagens rápidas, se inscreva em ateliers e não em cursos de língua
Sempre terá quem diga que você apenas vai aprender um idioma quando viajar. Eu digo o contrário. Dá para aprender francês muito bem sem sair do Brasil. Eu aprendi e vivo disso. Portanto, não precisa se preocupar com esses comentários.
Mas, e quando tiver a oportunidade de uma viagem? Então, quando você puder embarcar para um país que fala francês não se inscreva em cursos diários, extensos e que ainda lhe dão tarefas. Afinal, você não terá tempo para aproveitar a cidade. A minha sugestão é realizar um curso preparatório no Brasil e refletir sobre o que você genuinamente gosta.
Por exemplo, você gosta muito de fotografia. Por que não se inscrever em um atelier de fotografia? Neste caso, o idioma não é o seu objetivo primordial. A sua prioridade será viver a experiência e, sem dúvida, essa é uma das melhores dicas para melhorar teu francês de maneira leve, divertida e útil. Já que você não vai se enfiar numa escola, porém vai falar e viver o francês.
Agora se o seu objetivo é fazer os testes para alcançar as quatro competências do francês, como Delf, Dalf, TCF, entre outros, a situação muda. Neste caso, vale a pena se inscrever em uma escola de idiomas para alcançar o seu objetivo.
Caso seja unicamente pelo prazer de aprender a língua, é preciso viver o idioma. Em uma das primeiras vezes que eu viajei, eu fiz um atelier de gastronomia. Me inscrevi, me comuniquei e foi algo muito rico, muito mais rico do que se tivesse passado duas semanas dentro de uma escola.
Na verdade, eu até cheguei a me matricular em uma escola em uma viagem quando estava com algumas amigas. Só que eu optava por faltar alguns dias para interagir com a população e aproveitar a experiência.
3 – Escute ou veja algo em francês antes de dormir
Os especialistas afirmam que o seu cérebro trabalha por mais tempo o que você escuta ou vê pouco tempo antes de dormir. Então, isso funcionou muito bem comigo durante o aprendizado até mesmo da língua inglesa.
Antes de deitar, eu assistia episódios da série Sex And The City com legendas e áudio em inglês. Essa é uma série que eu gosto muito e a atividade me bombardeava com informações em inglês.
E eu sei que aquilo adiantava realmente porque ficava na minha cabeça e até chegava a sonhar em inglês. Portanto, eu acredito que essa dinâmica vai cair muito bem para você que deseja aprimorar o seu francês. Encontre algo que goste no idioma e assista ou escute antes de dormir e note a diferença no seu progresso.
4 – Mude a língua de todas as redes sociais para francês
Você sabia que o Brasil é o país que mais usa as redes sociais em toda a América Latina? Aproximadamente 88% da nossa população de quase 210 milhões acessa YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e Linkedin, etc. As informações pertencem a pesquisa realizada pela Comscore, em 2019.
Mas, o que esses dados tem a ver com as dicas para melhorar teu francês? Absolutamente tudo, pois você provavelmente deve ter um perfil em alguma rede social. Certo? Então, você precisa mudar o idioma de todas as suas redes e as configurações dos seus dispositivos eletrônicos (computador, celular, notebook) para o francês imediatamente.
A partir daí, você será bombardeado com informações em francês, sendo que todos os comandos também estarão no idioma. Essa é uma maneira passiva do idioma entrar na sua vida sem esforço e que você sequer perceba. Parece simples, mas é algo permite uma evolução significativa.
Bom, essas foram as quatro dicas que funcionaram durante o meu aprendizado e podem te ajudar a aprender francês sozinho! Espero que funcione para você e acelere a sua evolução no idioma francês.
Você tem mais alguma dica que eu não coloquei aqui? Me conta nos comentários!
Confira a live: