O Canadá é um país com uma diversidade linguística que vale a pena conhecer e explorar.
Talvez você não tenha ideia, mas a relação francesa com esse lindo país nos presenteou com regiões culturalmente ricas e com um francês popularmente conhecido como “francês canadense”, termo que se refere aos diversos dialetos do francês que tiveram sua evolução de maneira independente ao longo da história.
O francês é uma das duas línguas oficiais do Canadá, juntamente com o inglês, em razão do processo de colonização disputado por quase 80 anos entre França e Inglaterra, um reflexo do que acontecia na Europa entre os dois países.
Nos dias de hoje a maioria dos falantes de francês vivem na província de Quebec, onde ficam as cidades de Quebec e Montreal e também em New Brunswick, outra província que tem o francês como língua oficial.
Visitar essas cidades é se sentir na França, pois além da língua é possível notar a influência cultural, gastronômica e comportamental. São diferenças sutis, mas que dão às cidades francófonas um ar diferenciado e encantador que só um olhar francês é capaz de produzir.
O francês quebequense é o mais falado e conhecido. Ele se diferencia do francês da França em vários aspectos, como pronúncia, vocabulário, gramática e cultura. Por exemplo, o francês quebequense usa muitas expressões idiomáticas, gírias e anglicismos que podem não ser compreendidos pelos próprios franceses.
Vale ressaltar que a língua é um sistema vivo e dinâmico, que se altera e se acomoda de acordo com contextos e situações. No espaço geográfico temos as diferenças regionais e no tempo a influência das pessoas e dos costumes locais. Além disso, o francês quebequense tem uma forte identidade nacional e cultural, que se manifesta na música, na literatura, no cinema e na política.
Outra variante importante do francês canadense é o francês acadiano, que é falado principalmente em New Brunswick e em outras regiões do leste do Canadá. O francês acadiano é o resultado da mistura entre o francês dos colonos originais da Acadia (atual Nova Escócia) e o inglês dos colonos britânicos. O francês acadiano tem características próprias, como a pronúncia do “r” gutural (som mais grave que provém da garganta), o uso de palavras arcaicas (o francês mais parecido com o da época da colonização) e a influência do inglês e de línguas indígenas.
Para viajantes e estudantes que querem conhecer o Canadá e aprender o francês canadense, aqui estão algumas dicas úteis:
- Escolha uma província ou cidade que tenha um bom nível de ensino de francês e que ofereça oportunidades de imersão na língua e na cultura local. Tão rico quanto aprender um idioma é poder praticá-lo no dia a dia com nativos.
- O Canadá é uma excelente opção para que tem interesse em morar em outro país. Pesquise sobre os requisitos de imigração para estudar ou trabalhar no Canadá. O país tem um sistema de pontos que avalia fatores como idade, educação, experiência profissional e idiomas. Falar francês é um diferencial para aumentar suas chances de obter um visto ou uma residência permanente.
- Prepare-se para as diferenças entre o francês canadense e o francês da França. Estude o vocabulário, a gramática e a pronúncia específicos do francês canadense. Assista a filmes, séries, programas de TV que mostram o uso real e local da língua.
- Pratique o francês canadense! Participe de grupos de conversação, clubes de leitura que envolvam a língua francesa e destaque as diferenças. Seja curioso, aberto e respeitoso com as diferenças entre os “franceses”.
O francês é uma língua rica e fascinante e ter a possibilidade de conhecê-la no Canadá é ampliar os horizontes e vivenciar uma outra experiência, além disso, é uma ótima oportunidade para estudantes de francês que querem visitar um país francófono mais próximo e acessível do ponto de vista econômico.
O Canadá é mais receptivo com imigrantes e o perfil dos brasileiros é bem-vindo, já que costumam ser pessoas com alta produtividade no trabalho e com grande facilidade de adaptação.
O final do ano se aproxima e com ele a esperança de fazer a vida valer cada instante. Lembre-se dos seus desejos de mudar o futuro e saiba que estudar francês é uma jornada transformadora que pode proporcionar a você:
- Novas perspectivas de emprego;
- Acesso a novas culturas;
- Aprimoramento da comunicação.
Como professora, eu acredito que o Canadá é uma excelente oportunidade para quem quer aprender e aprimorar o francês e o FCM é a ponte que te levará até lá.