Sim, é isso mesmo que você leu, o futebol é uma das práticas mais difundidas pelo país. De uma maneira geral, o esporte é muito valioso para os franceses e um traço marcante em sua cultura, assim como a arte e a gastronomia.
Um dos times franceses mais famosos, nos dias de hoje, é o Paris Saint-Germain, carinhosamente chamado de PSG. Parte da sua fama internacional é por contar com jogadores como Neymar, Messi e Mbappé. Aliás, cerca de 30% dos torcedores franceses apoiam o time, o que dá aproximadamente 12 milhões de pessoas. Ao compararmos com a maior torcida brasileira podemos dizer que ganhamos de lavada. O flamengo, maior torcida do Brasil, tem aproximadamente 42 milhões de rubro-negros totalmente apaixonados.
Como estamos em total sintonia com a Copa do Mundo do Catar, primeira a ser realizada no Oriente Médio, é impossível deixar de falar sobre títulos conquistados:
O Brasil é o único pentacampeão, mas é a França a atual campeã mundial.
O primeiro título da França foi em 1998, quando foi o país sede e disputou a final com o Brasil, fechando o placar por 3 x 0. O segundo título foi em 2018, na Copa da Rússia, quando disputou a final com a Croácia e venceu por 4 x 2.
A Copa do Mundo, que reúne diversas culturas em torno do esporte, é uma competição organizada pela FIFA – Federação Internacional de Futebol (do francês: Fédération Internationale de Football Association), que foi fundada em Paris, em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça. Sua principal missão é globalizar, popularizar e democratizar o futebol, que é o esporte coletivo mais popular do mundo.
Atualmente, é disputada por 32 seleções a cada quatro anos e está em sua 22ª edição (foi realizada pela primeira vez em 1930 na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai). O Brasil é a única seleção que esteve presente nos 22 torneios, a França registra, em 2022, a sua 16ª participação.
Um dos nomes responsáveis pela criação da Copa do Mundo é do francês Jules Rimet, que depois de ter assumido o comando da FIFA, em 1921, formatou o projeto e participou da organização da primeira edição da Copa.
O primeiro troféu idealizado para ser entregue ao campeão do torneio foi criação de um escultor francês, Abel Lafleur. Em 1946, o troféu foi batizado com o nome de Jules Rimet, uma justa homenagem.
Em 1970, em função do regulamento à época, em que um país que ganhasse o título três vezes teria o direito de manter a taça Jules Rimet em suas vitrines, o Brasil trouxe a taça para casa.
Agora a regra é outra. O troféu é o mesmo desde 1974 e o nome do campeão de cada edição da Copa do Mundo é gravado na parte inferior da sua base.
A Copa do Mundo é disputada de quatro em quatro anos e teve sua realização suspensa por 12 anos durante o período da Segunda Guerra, entre a Copa da Itália de 1938 e a Copa do Mundo do Brasil, realizada em 1950.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a relação entre a França e o futebol e viu que tem muito mais coisas em comum do que imaginava, o que acha de aprender alguns termos em francês para usar durante a Copa do Mundo?!
Dá uma olhada nesse conteúdo e treine seu francês para brilhar nos próximos jogos!
O futebol é um esporte vibrante e, independente do time do coração ou da torcida pela seleção (do Brasil ou da França…), o bom é se divertir e vivenciar momentos de grande alegria.
Que vença a melhor!